Soliney Naiva / Redação AN
Os alunos do Colégio Anita da cidade de Aliança do Tocantins, vem se destacando nos programas educacionais do Governo Federal trazendo muito orgulho e alegria aos professores, funcionários e também ao Município.
Os programas “Mais Educação, Baile Proerd e Olimpíadas da Língua Portuguesa em Brasília”, foram apenas alguns desses destaques.
Os alunos do programa mais educação que fazem parte do Grupo de Capoeira de Aliança, estiveram na cidade de Caculé no Estado da Bahia, levando um pouco da nossa cultura e aprendendo um pouco da cultura local. Além de interagirem com os demais alunos capoeirista que fazem parte do mesmo programa educacional.
O Programa Mais Educação, foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, com a intenção de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que permitem melhorar o ambiente escolar para os alunos como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
As alunas: Bruna Souza, Brenda Figueiredo e Lara Melo, (à direita), participaram como debutantes no Baile Proerd com a parceria do Colégio Anita, promovido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura.
Cada aluna poderia levar até três convidados, sem contar com o diretor da escola, a coordenadora e também um professor, além de ganhar o vestido e ter direito à tão sonhada valsa.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou o Baile de Debutantes promovido pelo 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Adolescentes de diversas escolas da região podem realizar o sonho de ter uma festa de 15 anos. As estudantes devem apenas se destacarem durante o ano na escola, com boas notas e comportamento exemplar.
A aluna da 3ª Série “A” do Colégio Anita, Dhara Karollyne e o professor Juvenal, (à esquerda) ficaram entre os 125 semifinalistas das 5 regiões brasileiras e representaram o Tocantins na Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília. Onde tiveram que debater um tema atual e presente em suas vidas: as redes sociais e a juventude. O ponto central da discussão foi: O intenso uso de redes sociais traz mais desvantagens do que vantagens para a juventude?
Eles não conseguiram chegar até as finais, mas, trouxeram além da medalha de semifinalista, uma bagagem extra de conhecimento.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi criado em 2002 e desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.