ALIANÇA DO TOCANTINS RECEBE PROJETO RONDON NO PRÓXIMO DIA 23/01

A cidade de Aliança foi contemplada com um projeto de suma importância no âmbito  social, cultural, profissional, econômico e fraternal; Esse projeto será desenvolvido no município  que abrangerá toda comunidade.

Trata-se do Projeto Rondon, que é promovido pelo Ministério da Defesa e tem função principal de realizar o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes ampliando o bem- estar da população.

No Tocantins apenas   10 municípios  conseguiram enquadrar no regulamento do Projeto Rondon,  é  preciso  investimento  e uma atenção maior para com a comunidade, além de  desenvolver  ações dos  programas do governo federal com índices que enquadram dentro das normativas do Rondon.

As  cidades que conseguiram foram:  Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Fátima, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Presidente Kennedy, tendo como Centro Regional (CR) a cidade de Palmas/TO . Para receber o projeto o prefeito do município precisa autoriza a vinda e confirmar o apoio do projeto. Essa confirmação foi feita na gestão do ex – prefeito Jose Rodrigues da Silva ( Zé Piqui) .

Segundo informações,  o atual prefeito  José Tavares de Oliveira ( Coronel Tavares), se colocou a disposição para contribuir da melhor forma com o projeto. A Rádio Aliança FM 104,9, Blog Edson Fonseca e o Site Aliança News, são parceiros do projeto. Toda equipe de professores e alunos  deverão  permanecer em Aliança  até o dia 03 de Fevereiro/2017.

Vamos entender e saber um pouco mais sobre o  PROJETO RONDON: Veja algumas perguntas e respostas abaixo:

PROJETO RONDON

O QUE É O PROJETO?

O Projeto Rondon, promovido pelo Ministério da Defesa é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes ampliando o bem-estar da população, buscando aproximar esses estudantes da realidade do País e levando informações, procedimentos e técnicas às comunidades assistidas. Hoje, o Projeto é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e a Secretaria de Governo da Presidência, contando com o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessária às operações.

  • Objetivo Geral

Executar ações de extensão universitária que visem à formação de agentes multiplicadores e de outros atores das comunidades atendidas no sentido de melhorar a qualidade de vida das populações.

 

  • Objetivos Específicos

Promover ações informativas e educativas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde visando o incremento no desenvolvimento humano e, consequentemente, na qualidade de vida das comunidades. O direcionamento das ações se dará preferencialmente àqueles indivíduos que apresentem potencial de reproduzir e multiplicar as informações transmitidas a outros membros das comunidades. O público alvo das ações será formado, preferencialmente, por lideranças comunitárias, agentes comunitários de saúde, membros de organizações não governamentais e coletivos temáticos, funcionários públicos, professores do ensino fundamental e médio, além de outros atores sociais.

SOBRE A OPERAÇÃO TOCANTINS

A “Operação Tocantins”, que acontecerá naquele estado, será realizada no período de 23 de janeiro a 3 de fevereiro de 2017.

OPERAÇÃO EM NÚMEROS

  • 16 Município(s) atendido(s)
  • 320 Rondonista(s) voluntário(s)
  • 32 Instituição(ões) de Ensino Superior participante(s)

ATIVIDADES REALIZADAS

CULTURA:

– capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:

– capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes;

– instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e

– capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

EDUCAÇÃO:

– capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.

SAÚDE:

– capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde;

– capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas;

– capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e

– capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

5.7 A proposta para o Conjunto “B” deverá atender a todas as atividades de cada área de atuação abaixo transcritas:

COMUNICAÇÃO:

– capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, usando os meios de comunicação com ênfase em comunicação comunitária e pública; e

– capacitar lideranças e servidores municipais nos serviços e programas oferecidos de formação de políticas públicas.

MEIO AMBIENTE:

– capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de educação ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo.

TRABALHO:

– capacitar produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável;

– incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável;

– promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; e

– capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:

– disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

COMUNICAÇÃO SOCIAL:

– Apresentar um programa de comunicação contendo: contexto e diagnóstico sobre o cliente e a área geográfica abrangida; o produto em si, ou seja, a campanha de comunicação; a estratégia de comunicação; as peças criadas (spot de TV, jingle ou outras); o plano de mídia e as ações especiais.

OPERAÇÃO ALIANÇA DO TOCANTINS

Instituições de Ensino:

Universidade Federal de Pernambuco/
Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (UFPE)

Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Alunos de diversos cursos envolvidos na Operação. Os alunos e professores chegarão no dia 19 de janeiro na cidade de Palmas e chegaremos em Aliança no dia 21:

Alunos dos Cursos de:

Enfermagem,

Ciências Biológicas,

Saúde Coletiva,

Engenharia agrícola,

Medicina Veterinária,

Engenharia Florestal,

Engenharia de Controle e Automação,

Agronomia,

Administração Pública.

Também chegarão em Aliança, acompanhando os alunos,04 professores das seguintes áreas:

Ciências Biológicas,

Educação Física,

Ecologia,

Administração Pública

Os alunos e professores desenvolverão atividades, oficinas e minicursos nas seguintes áreas:

Comunicação,

Meio ambiente,

Trabalho,

Tecnologia e Produção,

Cultura,

Educação,

Saúde,

Direitos Humanos e Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *