ALIANÇA: MUDANÇA NAS COBRANÇAS DE IPTU GERA POLÊMICA.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Os Vereadores do Município de Aliança do Tocantins, se reuniram no decorrer da última semana para debaterem sobre a cobrança do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU).

Após anos sem a cobrança devida e com uma tabela defasada, o Município resolveu promover um estudo baseado na metragem, localização e valorização dos imóveis.

Dentro das alternativas encontradas a menos onerosa para a população e para a Prefeitura, foi um convênio com o Cartório de Registro de Imóveis local, sem ônus ao poder público.

Após a implementação do convênio, uma pequena parcela da população, não se conformou com a forma e com a cobrança do imposto, até então nunca cobrado de forma coercitiva.

Em encontro realizado de forma reservada na terça feira (03) na sede da Câmara Municipal, o prefeito, o oficial do cartório e os vereadores, debateram a forma de cobrança, valor do imposto e valor pela prestação do serviço.

Após o imbróglio político, o Prefeito Municipal resolveu suspender a cobrança do imposto até que se realizem novos estudos.

Os vereadores se reuniram novamente nesta sexta-feira (06), em uma reunião aberta ao público, onde colocaram em pauta os assuntos e decisões tomadas durante a semana, inclusive sobre o recolhimento do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU).

Em entrevista ao Aliança News, os vereadores, no geral, disseram ser contra a forma de cobrança do IPTU e  pediram ao prefeito para fazer um decreto suspendendo a cobrança desta forma.

Ouçam as entrevistas de sete dos nove vereadores de Aliança do Tocantins, concedida ao Site Aliança News.

O vereador Ronaldo, ficou até o final da reunião, mas não conseguimos falar com o mesmo, porém, durante seu comentário no plenário, ele afirmou que é contra a cobrança fora da Coletoria Municipal. Já a vereadora Ráfia do Alfredo, esteve presente mas se retirou antes de terminar a cessão. Ela enviou uma nota para a nossa redação, explicando seu posicionamento neste assunto.

“Minha posição é que o recebimento seja no local onde sempre foi, e que a prefeitura seja total responsável pelo recebimento pois a prefeitura tem funcionários qualificados que já vem a frente deste processo a anos, que a prefeitura faça anúncio do recebimento IPTU e faça promoção (desconto) e que haja outras possibilidades de recebimentos, como até mesmo dividir em suaves parcela para que a população não sinta tanto no bolso. Está é minha posição, pois tendo em vista que os outros gestores que passaram por este município tiveram a mesmas necessidade de recebimento e nunca optaram por outra forma de recebimento, a não ser, via prefeitura”. Disse a vereadora Ráfia do Alfredo.

O Prefeito José Rodrigues, foi procurado pela nossa redação e como não estava na cidade, também nos enviou uma nota, esclarecendo as divergências, sobre a polemica na cobrança do IPTU.

Clique na foto abaixo e confira a nota.

nota prefeito

Um comentário em “ALIANÇA: MUDANÇA NAS COBRANÇAS DE IPTU GERA POLÊMICA.

  1. Parabéns pela a cobertura Edson Fonseca, nos dando a oportunidade de esclarecer para a comunidade o que esta acontecendo no legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *