A cidade de Aliança do Tocantins sempre teve destaque no esporte tocantinense. Apesar do abandono dos últimos anos, o esporte sobreviveu. Já virou tradição o voleibol de areia na praça central ao lado da academia da saúde. Dias atrás, o pessoal do futebol usando a quadra de vôlei de areia, teve um desentendimento com um comerciante que mora em frente a quadra, após discussão, o comerciante furou a bola, e logo veio a repercussão nas redes sociais.
A Prefeitura teve que intervir a pós ouvir os praticantes do vôlei de areia, e o comerciante, onde ficou decidido que um local seria destinado os jovens. Até ai tudo tranquilo, mas quando as maquinas chegaram no local determinado, á praça central, alguns moradores não concordaram com á ação, e nas redes sociais teve uma grande repercussão negativa.
O Site Pontto Digital seguindo o seu lema, imparcialidade e pontualidade, conversou com as partes envolvidas para que os leitores pudessem entender esse imbróglio. O Site teve uma fala exclusiva com Diretor de Esporte Jair Telles, um represente do vôlei a atleta Michele Aguiar, e um represente da comunidade o empresário e representante comercial José Alberto mais conhecido como Zé Alberto. Veja abaixo a entrevista na integra.
ENTREVISTA COM DIRETOR JAIR TELLES
Pontto Digital: Diretor, Jair Telles, sabemos que você vem tentando organizar a questão esportiva do município, já fez algumas ações apesar da pandemia. Como você recebeu a pasta, e já se depara com o primeiro problema, a repercussão negativa de alguns pessoas sobre a mudança da quadra do vôlei de areia. Qual é a sua analise sobre isso?
Diretor Jair Telles: “Olha Edson, pra quem me conhece sabe que eu sou de diálogo e sou pacificador. Quando nós assumimos o esportes sabíamos da demanda. Viemos com uma dificuldade enorme quando assumimos. O estádio super saturado não tem condições para prática esportiva. Pegamos um ginásio que até no momento está interditado porque veio do governo anterior, não tivemos acesso, estamos tentando rever essa questão do ginásio pra ver se reinicia as obras esse mês; E no estádio, nos vamos fazer um trabalho de revitalização na grama e uma reforma porque lá tá precisando para entregar aos desportistas.
Site Pontto Digial: E a questão da quadra de vôlei ?
Diretor Jair Telles : Voltando a frisa da questão da quadra de areia, foi porque já existia a prática de vôlei e os meninos começaram a jogar futebol de areia. Houve a polêmica, mas nos já acompanhava a demanda do vôlei. Aqui eles carregam muito tempo, um questionamento, porque eles ficam muito perto do trânsito normal da cidade, onde já perderam duas bolas, os carros passam, eles correm riscos de atropelamentos… E referente aos meninos do futebol de areia, os meninos gostam de futebol, são jovens que precisam praticar o esporte. Conversamos com eles, porque pediram uma solução, achamos por bem mudar a quadra para o centro da praça.
Site Pontto Digital: Essa mudança para o centro da praça, é algo definitivo?
Diretor Jair Telles: É provisório, até porque conversando com o prefeito anteriormente, o prefeito falou que pretende em breve fazer um parque infantil no centro da praça. Essa base de areia que esta indo pra lá, vai ficar de base para o parque infantil.
Site Pontto Digital: A intenção era resolver um problema provisoriamente e logo depois entregar um lugar definitivo?
Diretor Jair Telles: A nossa intenção e resolver o problema, é nos estamos resolvendo provisoriamente, porque nos temos um projeto da reforma da quadra Wesley Araújo, essa quadra que esta abandonada, pra transformar ela num centro esportivo de areia, e isso vai resolver o problema. Eu assumir em maio, estou tentando resolver os problemas do esporte da cidade que é imenso.
Pontto Digital: Então a ideia e fazer a quadra Wesley Araújo de um centro esportivo. Sabemos que foi revitalizado os campinhos de futebol, aos poucos as coisas estão caminhando… e isso?
Diretor Jair Telles: Sim, com certeza, a quadra poli esportiva de areia, é onde vai atender toda demanda do pessoal do vôlei e do futebol. Nós pegamos os campinhos todo saturado, mais conseguimos revitalizar, só falta o da vila nova, oferecemos bola , rede, e estamos apoiando no que pudemos. Já temos uma parceria com a escolinha de Palmas por meio do deputado Toinho Andrade, que vai ter uma demanda de 60 a 70 crianças, onde vai ser acompanhada não só no esporte mais no âmbito escolar.”
Site Pontto Digital: Na sua gestão todas as modalidades vai ter apoio?
Diretor Jair Telles: Todas as modalidades de esporte terão apoio da nossa gestão, já esta tendo, nos estamos preso ao decreto devido a pandemia, mais a nossa intenção e voltar o que era o esporte de Aliança do Tocantins, como era antigamente, o futebol, o vôlei, o atletismo, ciclismo, esperamos também a compreensão nesse sentido, não é só uma polêmica de uma mudança provisória que vai apagar o trabalho que estamos realizando.
ENTREVISTA COM MICHELE AGUIAR
Pontto Digital: Estamos com a atleta Michele Aguiar representando os praticantes do vôlei de areia; Michele, esse local aqui no centro da praça está de acordo com o que vocês queriam?
Atleta Michele Aguiar: Sim. Olha o que eu tenho a dizer que esse local foi uma conquista para o pessoal do vôlei. É um espaço que já víamos pedindo, pra praticar o esporte; É igual o pessoal fala, foi um mal que veio para o bem. Nós estamos com a quadra nova e vai suprir todas as necessidades do pessoal do esporte e nos só tem agradecer os envolvidos. Aqui vai ser o voleio e o futebol também; E uma quadra provisória , foi uma tentativa de amenizar todos os problemas, a bola pegando nas pessoas, nos comerciantes. Estamos todos de acordo com a prefeitura sim.
ENTREVISTA COM JOSÉ ALBERTO ( ZÉ ALBERTO)
Site Pontto Digintal: Estamos aqui com o morador de Aliança José Alberto que não concorda com o local onde está sendo instalado a quadra de vôlei. Ze Alberto, porque você e alguns moradores são contra a quadra de vôlei no meio da praça?
José Alberto: Olha, nas redes sociais quem expôs nas redes sociais foi eu. Achei uma atitude errônea da prefeitura em mudar os meninos dali. Já que está tendo esse problema com o senhor que furou a bola deles lá, eles dizem que tem o problema que a bola pega nas pessoas que fazem caminhadas ao redor na praça, eles tinha que buscar outro lugar pra poder colocar eles. Eu sou a favor do esporte, eu em 97 fui campeão do vôlei de areia, participei muito no esporte de Aliança, a idade chegou, ai eu parei. A questão é o seguinte, olha ao redor da praça o lugar que tem pra se colocar a quadra do voleio de areia… Do lado da sede social, do lado da antiga quadra, do lado da obra em ruínas da antiga prefeitura, do lado a secretaria de saúde, isso tudo resolvia o problema e não acarretava esse problema. Porque se você procurar todos os vizinhos, inclusive a maioria dos vereadores, eles não concordam esse tipo de obra. Essa obra esta sendo feito num espaço que já tem os usuários deles. São crianças que aprendem a andar de bicicleta ali, são crianças que aprendem os primeiros passos ali, são famílias que fazem piquenique, aniversários, o lugar não e certo e não e próprio. Alia o pessoal evangélicos, das igrejas, idosos fazem caminhadas ali dentro. Se onde eles estavam a bola pegava no pessoal, imagine no centro da praça.
Ponto Digital: Você é contra o local mais tem alguma solução , o que você faria ?
José Alberto: A solução que eu daria pra ficar no mesmo lugar, uma rede seria viável. Mas conversando com os vereadores mais cedo, o vereador Lelis deu uma opinião muito boa, e favorável, é somente tirar o alambrado daquela quadra que esta abandonada a vários anos… É uma coisa simples e fácil, e instalar o alambrado lá pra não pegar a bola no senhor que fura a bola, e nem nos pedestres que fazem caminhada.
Pontto Digital: Mas segundo a prefeitura a quadra é provisória José Alberto, e vai ter um lugar próprio.
José Alberto: Então meu amigo, como é que você vai usar um espaço, como centro de uma praça que estava gramada, a grama esta feia, mas o período é de estiagem. Como você vai usar um espaço desse pra fazer uma quadra provisória? Fazer a buraqueira que está lá, puxar uma instalação elétrica pra fazer a iluminação … Eu queria saber mais ainda a onde está câmara dos vereadores, onde está os nossos fiscais que fiscalizam esse tipo de coisa;
Pontto Digital: Voce já conversou com os vereadores, eles são a favor ou contra?
José Alberto: Já conversei com seis vereadores e todos eles são contra. Eu não sou contra o prefeito, ele mesmo sabe disso, eu participei pra ele antes tomar iniciativa de postar nas redes sociais, eu fui na prefeitura, fui atendido com sempre fui, é meu amigo, só que sou do lado certo, se eu achar que tá certo, eu vou pelo lado que esta certo. Eu não vou pela uma atitude errada, creio eu que o prefeito não teve parte disso… Já que a galera do vôlei aceitava ser remanejava ir pra qualquer lado, desde quando desce a estrutura necessária. Acho eu, que eles tinham que deixar a quadra no lugar que estava, colocar rede, ou então colocar alambrando, isso pra prefeitura não é dinheiro não. Como o vereador Lelis falou, pegava o alambrado da quadra velha colava ali.