Aconteceu na tarde da última quinta-feira dia (25), uma importante reunião com os pais/responsáveis pelos alunos matriculados na unidade escolar, Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno. Na ocasião foi debatido o tema: A volta as aulas de forma presenciais na modalidade hibridas.
A diretora titular da escola, Maria Ribeiro e a Coordenadora Pedagógica Eusimar Lopes, apresentou a todos os presentes, o cronograma da reunião: Entrega dos Boletins do 1º Bimestre, Apresentação do Plano de Retorno Escolar; Termo de Autorização para Remoto das Aulas Presenciais na Modalidade Hibrida e Consulta Pública aos Pais/Responsáveis.
Após apresentação, Maria Ribeiro concedeu a palavra aberta para os presentes ; Com opiniões diversificadas, contra e favor, em relação ao principal tema, a volta das aulas presenciais, ou manter o ensino remoto; Foi um momento de suma importância para os pais e principalmente para os profissionais da unidade escolar; No Tocantins, algumas cidades aderiram a volta presenciais dos alunos, outras ainda não, mas essa decisão precisa ser aliada com as escolas e principalmente com os pais e responsáveis pelos alunos.
O Site Pontto Digital conversou com professora Tamyres Lopes, que numa forma clara, objetiva e embasada, revelou para nossa reportagem uma leitura do que virá após a reunião realizada.
Segundo informações da professora Tamyres Lopes, a escola após ouvir as partes, entregou aos pais e responsáveis, um termo de autorização, os mesmos terão opções de autorizar ou não a ida dos filhos as aulas presenciais.
Segundo informações, se o pai optar em não autorizar o filho, eles ficaram em casa, recebendo as postilas, os roteiros de estudos e atendimento onlane, via celular, seguindo o mesmo sistema que já vem atuando.
Já para os pais que optarem pelo retorno dos filhos presencial; “Esses alunos irão pra escola, de forma escalonada; Sendo dois dias na semana, com apenas 50% dos alunos; Vamos supor: Uma turma de 30 alunos, apenas 15 alunos vão assistir presencial, e o restante vai ficar em casa porque os pais não autorizaram; Seguindo um protocolo muito rígido e seguro. ”, revelou a professora.
Diante desse contexto, a definição concreta só será após o termo desse processo serem assinados para saber a quantidade de alunos. “Ainda falta passar na zona rural, logo estaremos levando o termo de autorização para os pais daquelas localidades”. “ Por isso não ficou definido a data da volta, porque temos que receber todos os termos para que possamos saber quantos alunos estarão presentes” , revelou a professora Tamyres.
A Diretora (Interina), Valéria Fagundes da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, marcou presença na reunião. Quem também esteve presente foi o vereador Cleonan mais conhecido com Tizil. Em sua fala, o vereador pontuou diversos motivos para á volta das aulas, se mostrando preocupado com o tempo de perca dos alunos.
A reunião da última quinta (25) realizada pela escola Anita Cassmiro, mostrou que a diretora Maria Ribeiro tem uma visão comunitária, ouvindo os responsáveis, colocando na mesa as propostas e os embasamentos e as opiniões . Em conversa com o Site Pontto Digital a diretora Maria Ribeiro revelou que todos os cuidados estão sendo feito nas escolas que já aderiram a volta presencial de forma híbrida; A questão do protocolo sanitário é muito rígido, sendo que quinta e sexta ficando para higienização.
A diretora fez questão de agradecer ao governado Mauro Carlesse e a a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar que desde o inicio da pandemia tem dado suporte para aclasse educacional e principalmente para os alunos e suas famílias.
“A escola trabalha de forma democrática e com parcerias; Nosso governador Mauro Carlesse juntamente com a nossa Secretaria Estadual da Educação Adriana Aguiar tem dado todo suporte para as escolas do estado. Foi feito um estudo minucioso com profissionais embasados que deram o sinal verde para que as unidades escolares pudessem retornar com segurança. Em Aliança, hoje temos uma escola modelo, graças ao governador Mauro Carlesse e a nossa secretária Adriana, que após assumir a pasta, prometeu entregar a escola Anita Cassimiro que ficou fechada a muito tempo prejudicando toda camada educacional, e foi questão de honra da secretária entregar a escola para comunidade aliancense. Temos totais condições de voltar as aulas presenciais de forma hibridas, mas como sempre faço, colocamos na mesa o debate e vamos no final tomar uma decisão que todos possam sair ganhando, e com segurança, principalmente os alunos” revelou a diretora.