Alunos da rede estadual vencem concurso da Coca-Cola e vão participar do revezamento da Tocha Olímpica em 2016.

Cerca de mil estudantes de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema participaram da competição. Foto: Janair Siqueira / Governo do Tocantins
Cerca de mil estudantes de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema participaram da competição. Foto: Janair Siqueira / Governo do Tocantins

O Festival Coca-Cola nas Escolas selecionou 11 estudantes das unidades de ensino estaduais do Tocantins para participar do revezamento da Tocha Olímpica, nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.  Também foi escolhida como escola campeã do concurso no Estado, o Colégio de Tempo Integral Rachel de Queiroz, de Palmas, que recebeu  prêmio de R$ 5 mil, valor destinado a compra de material esportivo.

Com o tema “Espalhando a Felicidade Através do Movimento”, o concurso envolveu 50 escolas municipais e escolas estaduais e mais de mil alunos de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema. Entre as escolas, o segundo lugar do festival ficou com o Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, também da capital. Em terceiro lugar houve empate entre o Colégio Estadual Dona Filomena, de Miracema e a Escola Municipal de Tempo Integral Aprígio Tomaz de Matos, de Palmas.

O estudante Jhonatan Oliveira Araújo, que cursa o 3º ano do Ensino Médio do Colégio Rachel de Queiroz, é um dos escolhidos para o revezamento da Tocha Olímpica. “É um momento muito importante para mim, ao participar das Olimpíadas. É uma alegria imensa. Agradeço aos meus maiores motivadores que foram meus professores”, enfatiza.

Para a subsecretária de Estado da Educação, Morgana Nunes Tavares, o projeto incentiva a prática esportiva nas unidades escolares e a integração entre os estudantes. “Ao conquistarem a participação no concurso, nossos alunos demonstram o quanto são criativos e isso contribui para que eles possam participar desse importante evento esportivo, que são as Olimpíadas de 2016. É um grande prazer ver a integração das escolas, o envolvimento dos jovens e vendo que de fato a Educação Integral e Humanizada está acontecendo”, destaca.

O diretor do Colégio Raquel de Queiroz, Gilton Moreira, frisa a importância da participação da escola nesse evento. “Foi uma alegria tremenda ver nossa escola como primeira colocada. Ver os alunos interagindo ao transformar esse sonho olímpico em realidade. É gratificante para eles e principalmente ver toda a escola envolvida”, conta.

 

O Festival e a Tocha Olímpica

O Festival das Escolas acontece desde 2010 no Paraná e em São Paulo. Em 2014, passou a ser organizado também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, e agora em todo Brasil. Saiba mais sobre esse projeto que reúne vida ativa, manifestações artísticas e conteúdos pedagógicos para alunos e escolas.

O revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar cerca de 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade Grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas. O revezamento da Tocha Olímpica se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.    (colaborou Olavo Filho / Governo do Tocantins)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *