O Colégio da Polícia Militar de Palmas realizou na tarde de quarta-feira, 08, a solenidade de Incorporação da 1ª Série do Ensino Médio – 2015, turma Moderna, à instituição. Cerca de 400 alunos participaram do evento que aconteceu no pátio da unidade de ensino e contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar – coronel Glauber de Oliveira Santos.
O momento simbólico de Incorporação da 1ª Série do corpo de alunos do Colégio da Polícia Militar significa que os alunos recém chegados à escola passaram por todas as etapas do processo de adaptação, que evidenciou a dedicação aos estudos, o compromisso, e o respeito aos integrantes da comunidade escolar e, acima de tudo, a obediência à hierarquia e disciplina em todos os momentos.
A solenidade foi acompanhada pelos pais dos alunos, professores, demais alunos e funcionários do CPM, além do diretor da instituição – major PM Raimundo Nonato Dias. Participaram também do evento o Comandante do Policiamento da Capital (CPC) – coronel Wagner Vieira da Cunha, o Comandante do Policiamento do Interior (CPI) – coronel PM Carlos Ferreira, dentre outros oficiais e praças da PM.
Os alunos incorporados passaram a utilizar o uniforme padrão do colégio e tiveram ainda a aposição das luvas ao uniforme, recebidas de seus padrinhos durante o evento. O Coordenador Pedagógico do CPM – tenente PM Brunno Alves Pereira, explica que esse momento é importante para os alunos, demostra que eles se identificaram com as normas de funcionamento do colégio e passam a incorporá-las na vivência escolar. “Os três meses de adaptação são importantes para esse processo, nesse período o aluno percebe se é o que ele quer para sua formação”, avalia tenente Brunno.
A aluna da 1ª série, Shirley Kaira, 16 anos, fez questão de expressar a alegria pelo momento tão significativo: “estou me sentindo parte dessa família que é o Colégio da PM, como se estivesse assinando minha carteira de identidade”. A estudante, que está na instituição desde o 6º ano do ensino fundamental, destaca que escolheu permanecer no CPM no ensino médio, pela qualidade do ensino, pela disciplina, pela união de todos e pela ótima convivência com os militares e os alunos.
Já o estudante Felipe Ferreira Pedrosa, 14 anos, também da turma que incorporou, destacou que a solenidade representou mais uma conquista em sua vida. “Aqui não aprendemos só disciplina e hierarquia, aqui nós aprendemos a ser um cidadão de bem na sociedade, aqui você encontra sua verdadeira vocação” disse Felipe.
Maria Suelane Barbosa, 40 anos, mãe de um dos alunos que participaram da solenidade, garante que o Colégio da Polícia Militar foi a melhor escolha na educação de seus três filhos. “Tenho um filho que foi aluno do CPM e hoje faz faculdade de direito, os outros dois que estão aqui são bastante estudiosos e me orgulham muito, gosto daqui porque a escola disciplina os alunos e os pais também”, destaca Suelane.
O comandante geral da PMTO – coronel Glauber agradeceu a confiança dos pais do CPM e os incentivou a participarem do dia a dia da escola, em uma parceria com a instituição e também com a Secretaria de Educação. “Temos muito orgulho do Colégio da Polícia Militar, não só pelo ótimo desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio –ENEM, mais principalmente porque estamos ajudando a formar líderes, e proporcionando a esses alunos contato com os valores mais caros da sociedade, respeito ao próximo e amor aos estudos”, avaliou o comandante. (PMTO)