Soliney Naiva / Redação AN., com informações da Previdência Social.
Os aposentados e pensionistas do INSS, têm até o dia 31 deste mês para finalizarem a comprovação de vida e renovação de senha nas redes bancárias. Esse procedimento é obrigatório e os segurados que deixarem de fazer a renovação e comprovação, terão o beneficio bloqueado.
A comprovação é apenas um procedimento para conferir e validar os dados e evitar supostas fraudes. Após validação o pensionista receberá nova senha. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.
Quem já compareceu a agência bancária desde que o cadastramento começou, em maio de 2012, não precisa realizar outra prova de vida. Os bancos estão informando os beneficiários sobre o cadastramento por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos meios eletrônicos de relacionamento com seus clientes.
Para realizar a comprovação de vida e renovação de senha, o segurado deve ir até a agência bancária em que recebe o dinheiro, levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, e outros).
Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.
Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Os segurados que residem no exterior também podem realizar a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado.