Atletas tentam controlar ansiedade no primeiro dia das finais dos Jets 2015.

Atletas tentam controlar ansiedade no primeiro dia das finais dos Jets 2015.

Soliney Naiva
Há 9 anos
1.249
Alunos de Augustinópolis (de verde) disputam partida de futsal contra equipe da cidade de Combinado. Foto: Aldivan Nogueira.

Alunos de Augustinópolis (de verde) disputam partida de futsal contra equipe da cidade de Combinado. Foto: Aldivan Nogueira.

O primeiro dia de competições da 25ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) já contou com disputas acirradas entre as equipes. Nesta etapa, são disputadas partidas nas modalidades coletivas de futsal, handebol, voleibol e basquetebol. Entre os competidores, a expectativa pela conquista da medalha de ouro e da vaga nos Jogos Escolares da Juventude que para a categoria 12 a 14 anos serão disputados em setembro na cidade de Fortaleza / CE.

Os jogos estão sendo disputados nos ginásios poliesportivos do Colégio da Polícia Militar, do Colégio Batista e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). No primeiro, estão sendo realizadas as partidas de futsal, no segundo são disputados os jogos de handebol e no IFTO, o basquete e o voleibol. Os jogos são disputados nos período da manhã e da tarde e as modalidades possuem competições no masculino e no feminino.

Para os competidores, a possibilidade de chegar a uma final estadual dos jogos e conquistar a sonhada vaga na maior competição escolar do Brasil gera grandes expectativas e ansiedade. Mesmo depois de vencer a primeira partida de futsal pelo elástico placar de 6 a 0, o goleiro da equipe do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, de Lajeado, Alberto Macedo, não esconde o nervosismo. Para ele, mesmo a vitória não tira a responsabilidade do time. “A ansiedade é grande, mas nós esperamos chegar até a final e vencer”, disse.

Para o professor Aécio, lidar com a ansiedade dos estudantes é um desafio a ser superado. Foto: Aldivan Nogueira.

Para o professor Aécio, lidar com a ansiedade dos estudantes é um desafio a ser superado. Foto: Aldivan Nogueira.

Para o professor e técnico do time, Aécio Araújo Silva, lidar com as emoções dos alunos é um grande desafio. De acordo com o educador, contudo, esta é uma das funções na hora de preparar a equipe. “É sempre muito complicado lidar com a ansiedade dos alunos que querem chegar logo aqui e disputar os jogos. Mas nós sempre conversamos e tentamos orientar e acalmar para que a competição não seja um peso para eles”, explicou.

 

Jets 2015

Os jogos ainda seguem durante esta semana, com as disputas nas quatro modalidades coletivas. Até o próximo domingo, alunos/atletas de todo o Estado competem nas quadras de Palmas em busca de uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude. Ao todo, entre as modalidades coletivas e individuais, mais de mil estudantes entre 12 e 14 anos participam das finais estaduais dos Jets.

A próxima etapa, voltada para estudantes de 15 a 17 anos, será realizada em setembro. Nesta, os classificados disputarão os jogos nacionais, em novembro, na cidade de Londrina / PR.

 

Tags:, , ,

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments