Durante vinte dias cerca de 200 alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Palmas (CMP) estiveram empenhados em uma causa nobre. Eles participaram da gincana solidária que tinha o objetivo de arrecadar frascos para serem doados ao Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).
Os frascos são usados para captação de leite humano e são fundamentais para a alimentação de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e Unidade Intermediária (UI) do hospital. A equipe ‘1403’, do 1º Ano, arrecadou 68 frascos e foi a vencedora, contando com a participação de cerca de 40 alunos. Como premiação, a equipe vai passar o dia em um clube na Capital com direito a alimentação e muita diversão.
A coordenadora do Banco de Leite do Dona Regina, Walkíria Pinheiro, parabenizou o empenho dos alunos, disse que o resultado foi positivo e que o hospital tem necessidade de ajuda. “O Banco de Leite necessita de no mínimo 8 litros de leite por dia. Sempre precisamos de frascos para armazenar o leite e estávamos com baixo estoque. O resultado da gincana foi muito positivo e pôde desafogar o Banco, agora conseguiremos mandar mais frascos para as coletas externas”, comemorou.
Camila Santiago, uma das alunas do Colégio, mobilizou os amigos nas redes sociais e disse que essa foi uma grande oportunidade de ajudar. “Podemos aprender praticando o ato de solidariedade. Fiquei impressionada com a possibilidade de salvar a vida dos bebês com a arrecadação de frascos, me senti importante ao ajudar”, contou.
Doações
Quem tiver interesse em doar frascos basta procurar o Banco de Leito do Dona Regina e fazer a entrega. Os frascos precisam ser de vidro com tampa de plástico rosqueável de 50 ou 100g ou de 200 a 500 ml.
Já as mulheres que quiserem doar o leite excedente, podem solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito através do telefone 0800 646 8283. Em casa, elas receberão instruções sobre a ordenha e armazenamento do leite e um kit contendo touca, máscara e o frasco coletor. A coordenadora Walkíria reforça que a doação do leite excedente não prejudica a alimentação do próprio filho.
O Banco de Leite do Dona Regina está continuamente precisando de leite humano, já que a demanda é crescente e as doações limitam-se ao período de amamentação de cada mãe. (Núcleo Saúde)