Dois manifestantes foram presos por furto e direção perigosa. A interrupção formou uma imensa fila de 17 quilômetros nos dois sentidos.
A BR 153, na altura do Km 291,5, trevo de acesso à cidade de Itacajá, através da TO 239, foi bloqueada no período das 08h30min as 17h20min., desta terça-feira (19), por quase 300 manifestantes.
O movimento intitulado, “PRO ESTRADA” reivindica o prosseguimento do asfalto da rodovia TO 239 (entre Tupiratins a Itacajá) e também a retomada da construção da BR 010. Exigem ainda a presença de autoridades governamentais no local. O Movimento, relativamente pacífico, tinha a participação de aproximadamente 70 índios da Etnia Krahô (armados de arcos e flechas) e 200 outros cidadãos das cidades de Santa Maria, Recursolândia, Centenário, Itacajá, Itapiratins e Tupiratins.
Por volta das 13h40, após negociação, a PRF conseguiu a liberação parcial da via. Novo bloqueio ocorreu as 14h20min.
DENUNCIA DE FURTO DE PNEUS
As 14h30min., agentes da PRF que acompanhavam a manifestação são informados do furto de vários pneus usados
em uma borracharia na cidade de Presidente Kennedy que seriam incendiados no bloqueio. O condutor do veículo carregado de pneus não atendeu a ordem de parada da PRF, dirigindo-se para o meio da manifestação, onde foi preso por furto e direção perigosa, junto com um passageiro. Em seguida, foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Guaraí/TO.
As 16h20min., foi sinalizado a liberação total da via. Agentes da PRF acompanharam a movimentação no trânsito até as 18h quando o trafego voltou ao normal. 17 quilômetros de filas se formaram nos dois sentidos. Durante a Manifestação a PRF contou com o apoio da Polícia Militar e Civil do Tocantins.