O funcionário público municipal Edson Fonseca, usou a tribuna livre da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins no último dia 5/11 no intuito de buscar informações e esclarecimento sobre a concessão da empresa Funerária Santo Antônio que atua no ramo funerário no Tocantins e tem uma concessão para atuar em Aliança. Segundo Fonseca, que também atua como locutor na Rádio local, a comunidade sempre pergunta o porque da empresa não ter ainda no município uma CASA MORTUÁRIA, ( Espaço para velar as pessoas falecidas). Após inúmeros pedidos, ele solicitou a palavra na Tribuna Livre para entender e conhecer essa concessão.
Segundo foi apurado, a empresa Funerária Santo Antônio tem uma concessão de 15 anos para atuar no município, desde de 2014, somente ela pode atuar em Aliança do Tocantins até 2029. Em sua fala Edson Fonseca agradeceu o espaço concedido pelo presidente, agradeceu a todos os vereadores e funcionários da casa, e registrou as presenças da equipe da Assistência Social, em nome da primeira da Rose Guimarães além de seu amigo Marcos Jean secretário da Paróquia São João Batista. Fonseca revelou que a intenção era saber como foi feita essa concessão, se a empresa tem obrigação de construção desse espaço, ha de ver que em outros municípios, a empresa realizou essa obra. Só em Gurupi-TO, segundo o vereador Tizil são 03, espaços. O orador acrescentou ainda que a maioria dos velórios estão sendo feito nas igrejas, com isso o tempo foi passando e ninguém buscou informações para saber o real contrato da empresa e como foi feito essa concessão. Todos os vereadores foram unânimes em buscar informações junto com o poder executivo para debater sobre esse assunto.
Vejam algumas colocações dos vereadores.
Nas palavras francas, o presidente da câmara, Vadinha do Cartório, parabenizou o orador da Tribuna Livre e revelou que esse tema e de suma importância para o município; Que juntamente com o prefeito municipal iria buscar soluções junto a empresa. Já o vereador Zé Neiva revelou em sua fala que nesta concessão ele se lembrava em algo que falava nesta construção mais não se lembrava o artigo, se colocou a disposição. O vereador Vilmar Macedo, parabenizou o orador e revelou que estava junto e apoio o pedido, ele também solicitou para rever esse documento para ´quem sabe abrir concorrência. A vereador Maria do Cusstódio parabenizou a atitude de Edson Fonseca, e revelou que estava junto para ver essa questão, e juntamente com os colegas logo iria dar uma resposta. O vereador Wilmoney de Paulo, durante a sessão apresentou o documento inicial da concessão e que eles iriam embasar para buscar uma solução, também parabenizou o orador.
Já o vereador Lelis do Salgados, também parabenizou a atitude de Edson Fonseca, e se colocou a disposição para contribuir para solucionar esse problema. A vereadora Selma Borges, parabenizou o orador e revelou que esse e um anseio antigo da comunidade, e que era preciso rever essa situação, e poderia contar com o apoio dela nesta questão. Já o vereador Miron Matos, revelou a importância do tema e que poderia contar com o apoio dele nesta questão. O vereador Cleona Tizil, revelou que é preciso verificar todo esse contrato e essa concessão. O vereador revelou ainda, que vem corroborar com o orador, e que se não fosse as Igrejas não tinha lugar para velar as pessoas, acrescentou ainda que a empresa precisa ter um lugar próprio para velar as pessoas.
Edson Fonseca agradeceu a todos os vereadores, o espaço concedido e revelou que ele estava ali representado a comunidade que gostaria de saber e tirar essa dúvida. Era o meio mais correto para buscar informações sem achismo, até porque a concessão foi aprovada pela câmara.
Edson Fonseca da Silva.
Funcionário Publico Municipal. Formado em Pedagogia. Pros Graduação em História e Geografia Locutor e apresentador. Colaborador de diversos sites e jornais do estado e atual presidente- diretor do Site Pontto Digital.