O Tocantins mais uma vez brilhou e foi destaque a nível nacional. No último domingo, 21 a rainha de bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro, no Rio de Janeiro, a atriz Érica Januza, fez uma linda homenagem as mulheres do Jalapão. A homenagem aconteceu em um dos ensaios pré- carnaval. Januza já esteve no Jalapão em 2017 durante as gravações da novela “O Outro Lado do Paraíso”, onde interpretou a personagem Raquel.
Linda e mostrando o samba no pé, á atriz dançou e divulgou o Tocantins, com peças feitas pelas artesãs tocantinenses Ilana Ribeiro e Noemi Ribeiro – conhecida popularmente como Dotora – utilizando como acessório de cabeça a coroa, que compõe o acervo do Governo do Tocantins como parte do patrimônio da Secretaria da Cultura (Secult).
Em entrevista ela revelou: Essas mulheres guerreiras são muito importantes na minha trajetória, eu as conheci na época em que eu fazia a novela “O Outro Lado do Paraíso”. Eu estive por um tempo no Quilombo do Mumbuca, onde aprendi a fazer pratos típicos, peças de capim dourado e a entender a importância do capim na vida dessas mulheres. Eu tive essa vivência como parte da preparação para a novela, mas levei a experiência para vida. Não poderia deixá-las de fora! São mulheres guerreiras, que sustentam com o capim dourado aquela comunidade e isso é passado de geração para geração entre as mulheres do quilombo”, contou a atriz.