Escolas da rede de ensino estadual e municipal, públicas e privadas, têm até o dia 11 de novembro para repassar as informações relativas ao Censo Escolar da Educação Básica 2014, ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Os dados declarados devem dever ser condizentes à situação do dia 28 de maio, data de referência do Censo deste ano. O resultado preliminar foi publicado pelo Ministério da Educação na edição do último dia 13 do Diário Oficial da União (DOU).
Para informar os dados, os gestores escolares deverão acessar o sistema Educacenso e preencher os campos de rendimento dos alunos, aprovado ou reprovado, ou movimento, como transferido, deixou de frequentar ou falecido. Os dados sobre o rendimento dos estudantes são norteadores para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que mede a qualidade do ensino no Brasil.
Entenda
O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico – educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. (Com informações da Seduc)