Detran afirma que vistoria veicular eletrônica trará agilidade e eficiência na prestação de serviços aos proprietários de veículos.

Detran afirma que vistoria veicular eletrônica trará agilidade e eficiência na prestação de serviços aos proprietários de veículos.

Soliney Naiva
Há 9 anos
1.987

 

Foto: Reprodução/internet

Foto: Reprodução/internet

A vistoria veicular é uma atividade rotineira para realização de certos procedimentos junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), como o primeiro licenciamento de um veículo, transferência da propriedade, remissão de documentos, a cada dois anos, no ato do licenciamento, para qualquer veículo que possua até 10 anos e anualmente para veículos com mais de 10 anos de uso.

Recentemente no Estado do Tocantins, o procedimento de vistoria veicular passou por uma modernização. Desde junho de 2015 a vistoria, que era manual, passou a ser eletrônica. O que tornou o processo sensivelmente mais ágil. O tempo médio de uma vistoria manual ficava em torno de 1h, já a vistoria eletrônica é feita em apenas 20 minutos.

Além disso, a vistoria eletrônica permite um controle muito mais detalhado dos dados do veículo, como explica o gerente da Assessoria de Planejamento do Detran-TO, coronel João Eloi Cardoso. “Com a vistoria eletrônica é possível confrontar os dados do veículo com Base de Informação Nacional (Bin), de forma automática e em tempo real, o que acaba com qualquer possibilidade de fraude na expedição de certificação de veículos e com o uso irregular de peças extraídas de objeto de furto ou roubo”.

Empresas credenciadas

A resolução do Departamento Nacional de Transito (Denatran), 466 de 2013, fala sobra a possibilidade do credenciamento de empresas que prestam serviço de vistoria veicular.

Graças à terceirização desse serviço é possível aos usuários terem acesso a uma vistoria completamente eletrônica, dentro das exigências legais e com todas as vantagens do processo eletrônico, com o preço praticamente igual ao que seria cobrado pela vistoria manual. Isso ocorre porque a vistoria manual demanda muitos gastos com mão e obra, o que se reduz muito na vistoria eletrônica.

Desta forma, a responsabilidade por equipamentos, especialização dos funcionários e condições técnicas para ás vistorias fica por conta das empresas credenciadas. Ao Detran-TO cabe fiscalizar e garantir que as empresas prestadoras do serviço estão cumprindo com suas obrigações.

 

Fonte: Detran/TO
Tags:,

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments