Durante a abertura da 21ª Semana de Meio Ambiente, a educação ambiental foi uma das temáticas abordada nas falas das autoridades presentes na tarde desta segunda-feira, 1º, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas. Com o
tema Queimadas: Prevenção e Controle, o evento reuniu autoridades, estudantes e demais espectadores que irão debater, até o dia 12 de junho, ações voltadas para sanar este que é um dos principais problemas ambientais do Tocantins.
A Semana do Meio Ambiente é coordenada pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), que tem como presidente o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira. De acordo com o gestor, a educação ambiental é um dos pilares para a reformulação do currículo escolar, um dos eixos para a construção de uma política estadual de Educação Integral e Humanizada.
Neste contexto, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em conjunto com outros órgãos estaduais e municipais, está elaborando uma série de ações que visam estabelecer uma política pública de promoção da educação ambiental. De acordo com Adão Francisco, entre as ações estão a implantação do Parque Linear do Córrego Sussuapara e a criação do Complexo de Educação Ambiental e Patrimonial da Serra do Carmo. “Neste sentido, é uma imensa satisfação participar da abertura da Semana do Meio Ambiente, no intuito de que possamos avançar, sempre juntos, nesta pauta da educação ambiental”, completou.
Para o governador Marcelo Miranda, todas as ações voltadas para a preservação ambiental no Tocantins são a garantia de um futuro melhor para as próximas gerações. Segundo o governador, políticas públicas ambientais devem ser desenvolvidas com a participação de todos. “A participação de todos os segmentos da sociedade é fundamental, ainda mais quando falamos de cuidar do futuro das novas gerações”, destacou.
Comandante da Defesa Civil, o coronel do Corpo de Bombeiros, Peterson Ornelas, destacou a educação ambiental como forma de desenvolvimento de uma consciência coletiva entre os adultos do futuro. “É de grande importância que as crianças e os adolescentes sejam conscientizados, pois eles são os adultos de amanhã. As crianças conseguem cativar aos pais e passar informações que muitas vezes não são passadas em palestras e cursos”, disse.
Patrícia Marinho é aluna do primeiro ano do ensino médio no Colégio da Polícia Militar (CPM) e destacou que a escola incentiva, através de ações dentro e fora de sala de aula, a preservação do meio ambiente. De acordo com a estudante, a conscientização adquirida na escola rendeu ação em sua comunidade. “Isso é abordado em cada disciplina que a gente estuda. No meu bairro, nós fizemos um mutirão para limpeza das ruas e foi muito bom”, disse.
Programação
A Semana do Meio Ambiente segue até o dia 12 de junho com uma programação diversificada, envolvendo apresentações artísticas, cursos, palestras e intervenções em Palmas e no interior.
Senti falta de saber o nome do presidente da ATM.