Os seis eixos para a educação integral e humanizada do Tocantins, propostos pelo Governo do Estado e que visam desenvolver integralmente o estudante, valorizar os profissionais e, consequentemente, melhorar o desempenho do
sistema de ensino, foram apresentados nesta segunda-feira, 16, pelo secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, em Gurupi, a 220 km de Palmas.
O encontro reuniu cerca de 120 profissionais da educação na sede da Diretoria Regional de Ensino e contou com a apresentação cultural do coral vozes Seabra. Na ocasião o secretário destacou que pretende visitar todas as diretorias regionais de ensino do estado e começar imediatamente o processo de implantação do planejamento estadual da educação. “Estamos à disposição para tudo que é necessário fazer, em termos de responsabilidade da Seduc, para que nosso plano de trabalho seja colocado em prática. Ao mesmo tempo nós sabemos que pra isso acontecer, devemos preparar todos os profissionais da educação”, disse.
De acordo com a diretora Regional de Ensino de Gurupi, Marlene de Paula Freitas, a importância desse encontro se dá justamente pelo fato de haver uma ampla discussão para a implantação do novo plano de educação do Tocantins. “Todos os nossos profissionais entenderam como um avanço esse novo plano de gestão. Agora que já temos as diretrizes, vamos trabalhar juntos com a finalidade de promover uma educação integral e humanizada no Tocantins”, afirmou.
O evento também serviu para abrir um debate sobre projetos inovadores que se destacam nas escolas estaduais. A diretora do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, Zulene da Costa, falou sobre a importância das escolas atuarem nas comunidades, promovendo ações de valorização e desenvolvimento. “O envolvimento da escola e a aposta nas inovações levará as redes de ensino a grandes transformações”, afirmou.
A diretora reforçou também que as escolas estaduais devem ampliar as oportunidades de formação, qualificando cada vez mais os projetos pedagógicos e convidou os educadores e a comunidade a assumirem o compromisso pela qualificação da educação.
Por fim, o secretário da Educação destacou a mudança nos paradigmas escolares para o amplo desenvolvimento da educação no Tocantins. “Acredito cada vez mais que a escola tem que ser transformadora, ampliando o conhecimento e a visão de mundo”, concluiu. (Seduc)