Após veiculação da matéria em um site de notícias da Região Sul, onde mostrava que o prefeito Gean Ricardo Mendes, mais conhecido como Gean do Abdon estava sendo denunciado pelo Ministério Público Estadual por apropriação indébita de valores referente a consignados, o prefeito acusado gravou um vídeo caseiro explicando os motivos e revelando sua versão.
O fato foi que houve muitos comentários na rede social, segundo o site a matéria veiculada no dia 14/04/2016, o Ministério Público estadual por meio da 8° promotoria ajuizou uma ação cívica contra o gestor municipal Gean, veja abaixo trechos da matéria:
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, ajuizou nesta quinta-feira, 13, Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o Prefeito de Crixás do Tocantins, Gean Ricardo Mendes Silva. De acordo com a ação, o gestor estaria atrasando os repasses para a Caixa Econômica Federal (CEF) referente às parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento dos servidores municipais que contraíram empréstimo consignado junto à instituição financeira.
“Resultado disso é que os servidores em questão, cujos salários são muito modestos, estão com seus nomes “sujos” na praça, pois foram negativados pela instituição financeira credora junto aos órgãos de proteção ao crédito, a exemplo do SPC e Serasa. Apesar disso, a municipalidade vem descontando, todos os meses, nos contracheques dos servidores, parte expressiva de seus vencimentos, destinada ao pagamento dos empréstimos mencionados”, declarou o Promotor de Justiça Roberto Garcia. (Portal Atitude).
Visando esclarecer o assunto, o prefeito gravou um vídeo explicando os motivos desse problema, mas, se a matéria gerou polêmica, o vídeo gravado também não ficou atrás, recebendo vários comentários de prós e contra o atual gestor.
No vídeo gravado e divulgado em uma rede social pelo prefeito Gean do Abdon ele começa dizendo: “Eu quero destinar aqui esse vídeo a todos aqueles que viram a reportagem e também aquele que não viram a reportagem que foi publicada hoje no site Atitude Tocantins, onde relata a investigação do Ministério Público do Estado do Tocantins na nossa prefeitura de Crixás…”
Durante sua fala no vídeo o prefeito fala sobre as dificuldades e conquistas que o município tem feito para com toda comunidade. Após falar de todas as conquistas, no final do vídeo o prefeito Gean do Abdon revela: “ Eu vou está procurando o promotor público de Gurupi essa semana de livre espontânea vontade, vou levar os meus argumentos, vou mostrar os comparativos de 2014 e 2015”. Que na visão dele, houve muitas mudanças na economia brasileira, afetando diretamente os municípios. ( No vídeo o prefeito mostra no seu próprio computador com os comparativos).
A reportagem tentou entra em contato com o prefeito na tarde do dia 15/04/2016, mais segundo uma funcionária do município o gestor estaria viajando.
Veja a gravação completa do vídeo baixo.