Encerrou nesta quarta-feira (28), o prazo de confirmação e solicitação de novas vagas no sistema do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, apenas para os municípios. Já para os médicos, o cadastro segue até quinta-feira (29), através do endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br.
Os municípios devem preencher o formulário disponível no sistema, que contém os campos relativos às informações e o termo de adesão e compromisso, mesmo que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo programa. A quantidade de vagas disponibilizada para cada município será informada no ato de adesão, informou o Sesau.
O Sesau ressalta ainda, que terão prioridade na seleção e ocupação das vagas ofertadas pelo Mais Médicos os profissionais formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil. Depois que todos os candidatos estiverem alocados, serão aberto período de inscrições de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde. Disse.
Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.
Mais Médicos no Tocantins
Segundo o Sesau, o Tocantins ocupa posição de destaque, com 89% de cobertura populacional pelo Programa Saúde da Família (PSF), ficando com a maior cobertura dentro da Região Norte do Brasil, disse a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marudney César Rodrigues.
Para Marudney, com mais adesões ao programa Mais Médicos, a expectativa é que os resultados positivos se reflitam por toda rede estadual.
No Estado, o programa já beneficia 70 municípios e a nova etapa abre oportunidade para que mais 16 cidades no Tocantins pleiteiem a adesão ou manifestem interesse em receber mais profissionais. Atualmente, são 132 profissionais, sendo 19 brasileiros e 113 cubanos trabalhando no Estado, informou o Sesau.