ESTADO DO TOCANTINS RETOMA COLETA DE SANGUE EM UNIDADE MÓVEL E BENEFICIA POPULAÇÃO DE PARAÍSO.

Unidade móvel do Hemocentro estava parada desde outubro e retornou as coletas. Foto: Heitor Iglesias.
Unidade móvel do Hemocentro estava parada desde outubro e retornou as coletas. Foto: Heitor Iglesias.

Com a previsão de aproximadamente 70 atendimentos a cada visita, a unidade móvel do Hemocentro, que estava parada desde outubro do ano passado, retornou as coletas semanais de sangue na cidade de Paraíso do Tocantins, distante 60 quilômetros de Palmas. A coletas serão feitas todas as terças-feiras, exceto feriados, das 8 às 16h, na feira coberta, região central da cidade.

Além de atender na cidade de Paraíso, a unidade recebe doações das cidades circunvizinhas. De acordo com a responsável pelo setor de Captação do Hemocentro, Denis Gomes, o retorno do atendimento em Paraíso é importante, pois há uma grande demanda por conta das cirurgias e abastecimento do estoque no Hemocentro Coordenador em Palmas. “Voltar para Paraíso é muito importante para nós, pois já temos um grupo de doadores na cidade. Aqui são feitas muitas cirurgias e precisamos de reposições. As doações se tornam mais práticas, pois o doador sabe nosso endereço. Sabe que todas as terças-feiras estaremos aqui”, explica a coordenadora.

Segundo a Coordenação, a unidade móvel consegue fazer até 70 atendimentos e uma média de 60 pessoas estão aptas a doar. “Terminamos o dia com aproximadamente 60 bolsas. Com essa quantidade, além de atender Paraíso, conseguimos atender também Palmas”, comemorou Denis Gomes.

Ato de amor

Ao saber do retorno do atendimento, o mestre de obras Geremias Gomes não perdeu a oportunidade e compareceu bem cedo para fazer a doação. Segundo ele, com a unidade móvel na cidade, o ato de doar sangue se torna mais prático. “A facilidade é muito grande, eu sempre ligava cobrando o retorno dos atendimentos. Tem muita gente que tem vontade de doar, mas não tem condições financeiras para ir até Palmas. Com o ônibus vindo tudo se torna mais fácil”, explicou.

Geremias é doador há 15 anos, porém há 2 anos, se tornou um doador diferenciado. Ele doa sangue para um paciente que possui uma patologia sanguínea e necessita de transfusões a cada 15 dias. Os dois fazem parte do mesmo grupo sanguíneo, O – (negativo), com um detalhe que faz toda a diferença: eles possuem o mesmo fenótipo (características idênticas do sangue) que faz com que a transfusão seja 100% compatível, situação classificada como rara. Apesar de não se conhecerem, Geremias disse sentir gratidão por poder ajudá-lo e falou sobre sua experiência em ser um doador voluntário. “Doar sangue é realmente um ato de amor, é um ato de amor ao próximo. Eu sinto grande alegria em poder ajudá-lo. É muito gratificante pra mim”, contou.

Grande demanda

A unidade móvel do Hemocentro atende em um raio de 100 quilômetros de distância de Palmas e, quando solicitada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ou instituições, realiza, além da coleta de sangue, os exames, e em alguns casos, o cadastro de medula óssea. A responsável pelo setor de captação destaca que a demanda por sangue no Estado é grande e que o Hemocentro precisa ter estoque variado de todos os tipos sanguíneos. “É necessário que tenhamos doadores de todos os tipos sanguíneos diariamente, pois os pacientes que dão entrada nos hospitais do Estado são de todos os tipos”, ressaltou.

Aproveitando a unidade móvel em Paraíso, o estudante de Direito, Vinícius Maciel Borges, fez sua primeira doação de sangue. “Sempre tive vontade de doar e hoje não poderia perder essa chance. Quando penso no ato de doar sangue, lembro da palavra solidariedade”, disse.

No Tocantins existem seis postos de coleta que ficam localizados em Araguaína, Augustinópolis, Porto Nacional, Gurupi e Palmas, o Hemocentro Coordenador e Anexo, localizado no Hospital Geral de Palmas (HGP). (Núcleo Saúde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *