ESTADO DO TOCANTINS TERÁ APOIO PARA ABRIR BANCO DE OLHOS.

Fórum reuniu profissionais para tratar de doação de órgãos no Tocantins
Fórum reuniu profissionais para tratar de doação de órgãos no Tocantins. Foto: Divulgação.

Com objetivo de discutir o cenário nacional e do Tocantins em relação a estruturação da rede de doação, captação de órgãos e tecidos para transplantes, além do protocolo de morte encefálica, a equipe da Central de Transplantes do Tocantins (CNCDO) e representantes do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, promoveram um fórum nesta última terça-feira (05). O evento foi voltado para profissionais do Hospital Geral de Palmas (HGP) envolvidos no processo, Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Banco de Olhos do Tocantins (BOTO).

Na ocasião, o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, médico Héder Murari Borba, informou que, inicialmente, o Tocantins terá apoio para a abertura do Banco de Olhos, que está com estrutura praticamente pronta para começar as atividades. Além disso, será credenciada imediatamente, a equipe de transplantes de córnea e haverá um trabalho de fomento para a criação de equipes para o transplante renal no Tocantins. “Achamos que o Estado tem todas as condições necessárias e pessoas para fazer a coisa acontecer, afinal os profissionais já vêm sendo capacitados nessa área”, acrescentou.

A programação contou com vários momentos incluindo palestras ministradas pelos técnicos, Josélio Queiroz, que abordou o Projeto de Monitoramento e Ferramentas de Gestão; debate sobre a Proposta de Fluxo do Processo de Doação por Tadeu Tomé; apresentação do Panorama da Captação e Transplantes de Tecidos, feito pela técnica Márcia Salomão, e explanação sobre o diagnóstico situacional de doação e transplantes de órgãos e tecidos no Tocantins, feito pela médica e responsável técnica da Central de Transplantes do Tocantins, Donilda Rodrigues.

Ao final do fórum, os profissionais participaram de discussões, expuseram dúvidas relacionadas ao processo e trocaram informações sobre as ações necessárias para captação de órgãos e tecidos para transplantes no Tocantins.

Diagnóstico

Na oportunidade, a equipe do Sistema Nacional de Transplantes realizou monitoramento da situação do processo de transplantes no Tocantins para realização de um diagnóstico e proposta de melhorias.

O coordenador do SNT, Heder Murari, ainda destacou que esteve com o secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha, e também com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio da Silveira, buscando apoio e auxílio no processo de transplantes no Estado.

Capacitação

Ainda nesse mês, o tema Captação, Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos, continuará sendo discutido em tutoria com especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FEMUSP). A capacitação será voltada para os profissionais de saúde envolvidos neste processo e objetiva a oferta do serviço.

A responsável geral pela Central de Transplantes do Tocantins, enfermeira Cristina Mileo, enfatiza a importância do apoio que a Central vem recebendo para andamento do processo, tanto por parte da Secretaria Estadual de Saúde, como pelo Sistema Nacional de Transplantes. “A conscientização e sensibilização da população são imprescindíveis para que tudo aconteça, porque sem doador não há transplantes”, disse. (Sesau/TO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *