EXCLUSIVO! ALIANÇA NEWS REALIZA ENTREVISTA COM O VEREADOR DEYLLER FERNANDES ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALIANÇA-TO PARA O MANDATO DO ANO DE 2015.

Edson Fonseca. / Redação AN.

Aconteceu no último dia 01 de Dezembro de 2014, na Câmara Municipal de Aliança do Tocantins, a tão esperada eleição da mesa diretória para o mandato de 2015. Essa eleição talvez fosse a mais disputada.

10833781_567520116681579_691111614_n (1)
Vereador Deyller Fernandes, assume a presidência da Câmara de Aliança do Tocantins em 2015. / Foto: Divulgação.

Dos nove vereadores, um dos primeiros a colocar seu nome à disposição foi o jovem vereador Deyller Fernandes (PSDB), que aos 20 anos de idade foi eleito vereador na cidade de Aliança e apesar da pouca idade, Deyller herdou do seu avô a vontade de buscar o apoio no diálogo e não deu outra.

Com sete votos a um, o jovem vereador será o primeiro presidente mais novo da casa, entrando para história no município. Ele recebeu a reportagem do Site Aliança News para uma entrevista exclusiva onde abrangeu diversos assuntos, além da conquista de se tornar o presidente da Câmara Municipal de Aliança do Tocantins.

Confira abaixo a entrevista exclusiva dada pelo vereador Deyller Fernandes ao repórter Edson Fonseca do Site Aliança News.

Edson Fonseca A.N: Para os nossos internautas conhecer melhor, quem é Deyller Fernandes?

Vereador Deyller Fernandes: Gostaria de cumprimentar o site Aliança News, e a você também. Olha! o Deyller Fernandes, é um jovem que entrou na política muito cedo e que passou a gostar de política muito cedo. Eu vejo que comecei minha vida política desde o tempo estudantil, foi naquela brincadeira de disputar a presidência da sala, disputar o grêmio estudantil, até mesmo há pouco tempo na faculdade em que estudo, fiz parte do DCE, (Diretoria Central dos Estudantes) da Unirg e assim eu percebi que era uma coisa que vem do sangue, que vem do gostar. O Deyller hoje é um acadêmico de direito, que está se formando agora, é um jovem determinado que está com vontade de contribuir muito com a comunidade de Aliancense, um jovem que tem vontade de fazer por Aliança o que talvez ainda nenhum outro político tenha feito.

Edson Fonseca A.N: Vossa senhoria é filho  do ex-jogador Delcy Araújo (In memoriam), que atuou no Goiás Esporte Clube e Stael Afonso, também sabemos que sua família vem de uma linhagem de políticos, como por exemplo seu Avô Juracy Fernandes (Nenzinho) e seu tio Vanderley Afonso, (In memoriam) que teria uma carreira brilhante mais foi interrompida; O que fez você seguir a carreira da política?  Mesmo porque para muitos você poderia ter seguindo a carreira dentro do esporte.

Vereador Deyller Fernandes: Olha Edson, pra ser sincero, eu tenho o esporte como umas das minhas grandes paixões, na modalidade do futebol, que é minha paixão número um, eu sou um torcedor que sofre, que briga, e assim vejo que esse lado veio do meu pai, veio do sangue do meu pai, que para mim foi um dos  maiores desportistas da cidade de Aliança. Eu  acredito que as pessoas falam que “filho de peixe, peixinho é”. Também acredito que esse lado político eu puxei ao meu Avô e ao meu tio Vanderley, que é um dom, é um gostar; Sempre falo que a política é uma arte, quem gosta dá seguimento, quem não gosta se retira dela. Eu tenho comigo a política como uma paixão, eu sou um eleitor, às vezes não me coloco como candidato, me coloco como eleitor que sonha, que é apaixonado, que sonha em ter uma cidade melhor, que sonha em ter um estado e um país melhor, é assim, hoje sou um político sonhador, um político que quer contribuir com o nosso município.

Edson Fonseca A.N: Como foi disputar a primeira eleição com apenas 20 anos de idade, sendo o mais novo entre os concorrentes e o mais novo no Estado do Tocantins?

Vereador Deyller Fernandes: Eu confesso pra você que quando fui candidato não tinha conhecimento que eu era o candidato mais novo do estado, quando eu passei, a saber, disso, fiquei honrado eu fiquei mais feliz, isso me deu mais determinação, às vezes você está no meio de pessoas mais experientes e muitas das vezes essas pessoas tratam você como “barriga verde” modo de dizer, mais assim,  eu sempre vi pelo lado positivo, pelo lado da determinação, da garra, talvez por ser novo. Tenho conversado com amigos políticos das cidades vizinhas, essa juventude me dar mais garra, mais força, talvez se eu começasse hoje mais velho, seria mais lento o meu pensamento, mais sempre estou rodeado de pessoas experientes para me ajudar e auxiliar quando for necessário.

Edson Fonseca A.N: Muitos candidatos falam que se soubesse que a política era tão complicada não teriam entrado, vossa senhoria pensa da mesma forma?

Vereador Deyller Fernandes: Olha, eu não sei se é a minha personalidade que as vezes se torna forte, diante disso, eu sempre tive isso comigo, gosto de desafio, gosto de dificuldades, eu sou aquele tipo de pessoas que não corro do problema, e sim, gosto de correr mais pra próximo do problema, eu não deixo aquele problema de agora  pra depois, então a política é assim, tem até um ditado, “entrou na chuva é pra se molhar”. O político em si como pessoa pública está sujeito, a ser positivo ou negativo, ser bem visto ou não ser, mais o importante é ter fé, ter foco e dar continuidade no trabalho, como político hoje os meus planos é sempre crescer e subir mais um degrau e poder contribuir cada vez mais, agora a respeito de dificuldade, eu acho que isso faz parte do dia a dia.

Edson Fonseca A.N: Sabemos vereador, que seu avô Juraci Fernandes ( Nenzinho da Farmácia)   ainda é um político respeitado no município e no estado, apesar de esta fora do cenário por opção. Como é a relação com ele? Vossa senhoria aceita os conselhos dele? De que forma separa a sua opinião com os conselhos do seu avô?

Deyller Fernandes: Eu sempre tenho dito que Aliança perdeu muito  com esse afastamento do meu avô do cenário político. As vezes até digo que não, porque eu falo pra ele que ele é político todos os dias, eu acho que ele é um homem que qualquer pessoa de Aliança do Tocantins que precisar dele, sempre será bem recebido e  certamente contribuirá no que estiver ao seu alcance. Hoje o vejo como espelho, é a pessoa que me colocou na política, eu acredito que foi uma das pessoas fundamentais da gente ter o Deyller Fernandes na câmara municipal. Vejo ele como o maior contribuinte. Agora a respeito de conselhos, opiniões, as vezes até quando estou com dúvida, eu o procuro. Ele sempre é muito cauteloso, paciente, sempre fala que não adianta a gente ter pressa, o que adiante é a gente fazer a coisa com qualidade e bem feita. Agora a respeito de posições, decisões, eu tenho certeza que terminarei meu mandato assim, sem ele intervir, ele nunca opinou a respeito de aprovação ou não aprovação de projeto aqui, sempre deixou a meu critério, sempre me dar conselhos quando acha que estou exagerando ou que passei um pouquinho do correto, ele contribui, me ajuda, mais é uma pessoa em que me espelho muito, me sinto feliz por onde a gente passa como político, e as casas que a gente têm visitado as pessoas falam muito bem dele.

Edson Fonseca A.N: Vereador qual é a parte mais difícil do mandato? E por quê?

Vereador Deyller Fernandes: Olha Edson, a parte mais difícil do mandato que vejo hoje, é porque a gente quer fazer muito, mais na verdade a gente só pode fazer pouco. A gente quer contribuir com todos que nos procuram, com todos os lugares do município, com todas as pastas da prefeitura e sabemos que a dificuldade é maior do que podemos fazer. Então, hoje eu vejo assim, se eu como legislador pudesse executar mais, para mim seria melhor, mais grato e satisfatório. Hoje como legislador não temos esse poder, temos sim, o poder de fiscalizar, de fazer requerimento, temos o poder de pedir, mais não de executar!

10834118_567519813348276_264838116_n
Vereador Deyller Fernandes em seu gabinete com o repórter Edson Fonseca. / Foto: Divulgação.

Edson Fonseca A.N: Vereador dentro de uma análise imparcial percebe-se que a câmara está dividida com existência de dois grupos, como vossa senhoria se posiciona nessa situação?

Vereador Deyller Fernandes: Primeiramente, eu acho que a política é assim, não só na cidade de Aliança, não só no estado do Tocantins, mais no Brasil inteiro. A política existe a base aliada e a oposição. Em  Aliança não é diferente, eu acredito hoje que pra 2015 como presidente da casa, eu quero tentar trazer um pouco mais de harmonia, profissionalismo, quero tentar tirar o lado pessoal, aquela briga pessoal de cada vereador, mais que a gente possa trazer esse resultado em prol do nosso município. Quando existir projetos polêmicos a gente vai tentar aproximar mais o legislativo do executivo, para podermos chegar num bom senso mais agradável, mais existem situações também que é difícil, a oposição tem que fazer o seu papel de oposição e a situação faz o papel de situação isso é a política.

 Edson Fonseca A.N: Recentemente foi publicada uma matéria no Site Aliança News, sobre o projeto de Lei Nº 20 que foi rejeitado por parte dos vereadores, onde foi muito discutido e comentando na cidade, o que vossa senhoria tira de análise desse episódio, e se fosse hoje, qual seria a sua posição em relação ao seu voto?

Deyller Fernandes:  Olha Edson, foi um projeto polêmico, eu até acredito que a própria mídia as vezes poderia tentar colaborar mais com essa questão desse projeto, mais referente ao voto, hoje eu vejo como presidente da câmara, que existe os meios que a gente pode procurar, através de emenda parlamentares. Eu quero aproveitar o ano de 2015, para convidar os vereadores, para que possamos ir a Palmas, Brasília, pois a câmara nos dar essa oportunidade, que possamos está nos viabilizando aos deputados estaduais, federais, senadores, e até mesmo todos os órgãos competentes para que possamos trazer recursos para o município, da melhor forma e dar forma mais justa. Sendo transparente, procurando não fazer dividas que não prejudicam o nosso município, mais sim, trazer as obras que são necessárias, os recursos, e assim contribuir com a cidade de maneira de paz e tranquilidade,

Edson Fonseca A.N: Vamos falar da eleição da Câmara, como foi feita? Foi como diz o ditado popular? “Carta Marcada” ou não sabia que seria eleito? Como foi sua campanha para conseguir a maioria dos votos?

Deyller Fernandes: Edson, eu sempre tenho dito que ouvia sempre dos ex-presidentes dessa casa e até mesmo do atual presidente, que essa eleição pra presidente da câmara é mais difícil do que a eleição direta, que é a eleição que é votada pelo povo. Essa eleição que você tem nove eleitores, agora você imagina, em Aliança tem quase quatro mil eleitores, a gente senti aquela dificuldade de conquistar o voto, ou seja, manobrar para conseguir o voto. Agora imagina apenas nove eleitores, desses nove eleitores existem vaidades, partidos, existem lados, onde se torna um pouco mais difícil que a eleição direta. Eu vejo que essa eleição indireta e muito difícil saber se é carta marcada, porque aqui dentro dessa casa já temos prova disso, já teve vereador que revelou pra mim, dizendo: “Deyller, existiu eleição que três ganhou de seis”. Então, hoje assim é difícil, para mim foi uma experiência nova que me deu mais preparo e vontade de continuar na política pelo grau de dificuldade e até mesmo por eu ter conseguindo suportar e ter uma posição, conseguir ficar preparado para essa eleição.

Edson Fonseca A.NPelo resultado dos votos, é um começo que câmara terá uma nova visão? E qual foi a parcial de votos?

Vereador Deyller Fernandes: Eu confesso que fiquei feliz, que a eleição terminou por 7 a 1, até mesmo corria o risco não é mesmo? Antes mesmo de início da sessão, mais quando começou a votação senti aquela tranquilidade, até mesmo pelos próprios companheiros da base do prefeito passaram a nos apoiar, faltou uma a vereadora Ráfia não pôde está presente, chegou mais já havia feito a eleição e a gente sagrou-se campeão com a chapa Unido Por Aliança vencendo por 7 a 1.

Edson Fonseca A.N: Com a vitória, teoricamente mais uma vez a oposição terá a maioria, em relação ao resultado, a sua posição será imparcial?

Vereador Deyller Fernandes? Olha Edson, eu vejo, que Deus nós dar a oportunidade, e quando ele nos dar, temos que agarrar com as duas mãos. A gente tem que fazer de tudo para poder realizar um bom trabalho. Hoje primeiramente Deus me concedeu a presidência e os nobres colegas vereadores, mas principalmente eu devo ao povo de Aliança,  eu tenho que ser imparcial, eu tenho que ser profissional na minha profissão de presidente.  Eu vou buscar harmonia, bom relacionamento interno e externo na Câmara Municipal de Aliança.

Edson Fonseca A.N: Como será a relação entre o poder legislativo e executivo? Vai ter alguma mudança, a comunidade continuara pagando com a discordância de ambas as partes, ou, vossa senhoria como presidente vai trazer uma inovação?

Vereador Deyller Fernandes: Eu até tenho dito, que onde a gente tem passado tenho deixando essa mensagem que o vereador Deyller particularmente, tem um bom relacionamento com a oposição e com a situação. Tenho um bom relacionamento com o prefeito, secretários e com todos que compõe a base do prefeito. A nossa intenção é essa, aproximar o executivo do legislativo, a nossa intenção e trazer a harmonia, o desenvolvimento para a cidade de Aliança. Aquilo que for de necessidade, que for de posicionamento para ser contra, seremos contra e o que for de necessidade para que sejamos a favor, seremos a favor. Temos que continuar com o pensamento na nossa comunidade e na nossa cidade de Aliança do Tocantins.

Edson Fonseca A.N: A nova sede da Câmara Municipal, na sua gestão também é uma prioridade?

Vereador Deyller Fernandes: Eu até nas minhas palavras, tenho sempre dito que terá prioridade. Será prioridade porque a gente recebe o orçamento, o repasse que vem da prefeitura municipal e que é destinado às despesas da Câmara, é aquele dinheiro que a gente poder segurar, poder aplicar na construção desse novo prédio, nova sede da câmara, vamos fazer, será a prioridade no meu governo como presidente da casa.

Edson Fonseca A.N: O que a população poderá esperar do seu mandato à frente da Câmara?

Vereador Deyller Fernandes: Poderá esperar um mandato com muita vontade, garra, onde teremos cautelas na hora em que for necessário, que teremos pressa na hora em que tiver que ser apressado, mais principalmente, eu acho que será um mandato de harmonia, de paz, onde a comunidade vai participar ainda mais. Eu tenho um projeto de levar o legislativo até a comunidade, levar os vereadores a cada bairro, ficar mais próximos dos problemas de Aliança, para que nós vereadores, possamos legislar dentro dos nossos bairros.

Edson Fonseca A.N: Gostaria de deixa uma mensagem para o cidadão Aliancense?

Vereador Deyller Fernandes: Hoje eu quero também agradecer a Deus, porque  essa  oportunidade  de cada dia mais nos ter permitido o crescimento. Eu quero agradecer também aos nobres colegas vereadores, que contribuíram diretamente ou indiretamente, aos funcionários da casa que vem fazendo um trabalho excelente, sempre contribuindo e principalmente a cada cidadão e cidadã aliancense que são os responsáveis, que são os nossos chefes e dizer a vocês que estou aqui pronto para trabalhar, estou pronto para contribuir, tenho certeza que será uma gestão imparcial que terá somente um, o lado do povo. Tenho certeza absoluta que 2015 será um ano de vitórias, onde estaremos com novos governos, Marcelo Miranda governador, senadores, deputados estaduais e federais para contribuir. E digo a vocês, irei me esforçar ao máximo para contribuir para com nossa cidade e pra fazer mais pelo nosso município.

4 thoughts on “EXCLUSIVO! ALIANÇA NEWS REALIZA ENTREVISTA COM O VEREADOR DEYLLER FERNANDES ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALIANÇA-TO PARA O MANDATO DO ANO DE 2015.

  1. Obrigado Jornalista Deusimar Carvalho,vamos trabalhar com os pés no chão, para estarmos firme para os desafios, teremos cautela e paciência para ajudar o executivo no que for de benefício a nossa comunidade.

  2. Conhecendo de perto sua capacidade, arrisco dizer que o legislativo de Aliança do Tocantins ganhou muito com sua eleição, um jovem sem vícios políticos e com compromisso de trabalhar para o coletivo e representar bem sua cidade ! Os meus parabéns e que sua gestão seja uma gestão de aproximação da população de aliança com a câmara municipal ! Acredito em você !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *