A vida dos pacientes de hemodiálise no Brasil não é fácil, é uma luta diária que requer um cuidado especial. Em Aliança do Tocantins, os pacientes se deslocam até a cidade de Gurupi -TO , cerca de 60 km para realizar o procedimento.
Com o propósito de amenizar o sofrimento desses pacientes já debilitados, a Secretaria de Saúde do Município, através do seu titular se mobilizou e adquiriu um automóvel modelo Spim, completo, proporcionado assim maior conforto e segurança para os pacientes. O veículo foi adquirido por meio da emenda parlamentar do Deputado Zé Roberto (PT) no valor de 50.000,00 (Cinquenta Mil Reais), e uma contrapartida do município no valor de 17.000,00 ( Dezessete Mil Reais).
Todas as segundas, quartas e sextas – feiras, a rotina é a mesma: às 5:00h da manhã os pacientes são buscados em suas residência levados a Gurupi, tendo também a refeição custeada pela secretaria municipal de saúde, devido o tempo necessário para o procedimento.
O Aliança News conversou com o secretário municipal de Saúde de Aliança do Tocantins, Marcus Paulo Dias sobre diversos assuntos e como ele vem lidando com as dificuldades que o estado e, principalmente, o município atravessa.
Aliança News: Por meio de emenda parlamentara frota de veículos da secretaria municipal de saúde foi renovada e recentemente foi adquirido um automóvel Spim para transportar os pacientes de hemodiálise. Qual é a importância dessa renovação da frota e aquisição desse veículo?
Marcus Paulo Dias:Verdade,conseguimos renovar nossa frota de veículos. Uma das ultimas conquistas foi o carro destinado à hemodiálise, o qual está sendo relatado, conquista esta que me deixa muito feliz, pois sempre acompanhei as dificuldades que esses pacientes enfrentam devido as suas limitações e que tanto necessitavam de um cuidado especial, e mesmo a secretaria de saúde disponibilizando veiculo para transporta-los, não dispunham do conforto e segurança que eles necessitavam.
Aliança News: Apesar das dificuldades que a saúde tem enfrentado nos estados e nos municípios, a secretaria tem buscado outros mecanismos para suprir essas dificuldades?
Marcus Paulo Dias:Mesmo com todas as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando, nos empenhamos muito para conseguirmos melhorias para nossa cidade, e através de propostas fundo a fundo e emendas parlamentares, conseguimos proporcionar melhorias em nossas estruturas físicas e no transporte dos nossos pacientes.
Aliança News: Sabemos que a dificuldades dos pequenos municípios é a contratação de médicos, como está sendo resolvida essa questão em Aliança? Explique como é feito esse processo de atendimento e se o município tem condições de contratar médicos 24 horas.
Marcus Paulo Dias: Nós contamos hoje com duas equipes de saúde da família, as quais por obrigação tem que contar com o profissional médico atendendo 40h semanais, visto que as vezes acontece de faltar o profissional no período de contratação, pois assim como em todos municípios o profissional encontra propostas melhores ou saem para se especializarem e isso requer um tempo para realizar nova contratação. O próprio programa saúde da família disponibiliza de até 2 meses sem um desses profissionais tendo em vista as dificuldades para contratação imediata, mesmo assim em nosso município nunca ficamos esse período sem o profissional.
Em relação ao medico 24h sabemos que é um assunto polêmico e muitas vezes difícil de ser compreendido,pois não só nós gestores como toda a comunidade querem muito poder contar com esse serviço, porém o município, no momento, não disponibiliza de recurso próprio, recurso esse que é utilizado para essa finalidade. Esse é um dos grandes desafios para o município que precisa de um planejamento que viabilize esse projeto, mas devido os repasses do FPM nos últimos anos terem reduzido, não é algo que se vá conseguir de imediato, não depende apenas da nossa vontade. Tenham certeza que queremos muito oferecer esse serviço, mas precisamos gerir com responsabilidade os precários recursos públicos que vem nos deixando de mãos atadas em certas situações, não podemos garantir algo que esta acima da nossa capacidade financeira.
Aliança News: Sobre a distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo, como esta vem sendo realizada em Aliança? Como está a Farmácia Básica?
Marcus Paulo Dias: A distribuição de medicamentos de uso contínuo ocorre da seguinte forma: Os medicamentos da saúde mental são dispensados através do controle especial da farmácia básica, isto é, um cadastro e acompanhamento de responsabilidade da farmácia básica. Os medicamentos de uso contínuo, hipertensos e diabéticos são dispensados pelas enfermeiras dos postos de saúde que realizam o acompanhamento através do grupo HIPERDIA. Temos também os pacientes portadores de osteoporose e renais crônicos que também são atendidos na farmácia assim como o restante dos usuários. O abastecimento, apesar da crise instalada, tem sido feito regularmente. Atualmente temos estoque dos principais medicamentos que atendem as demandas do nosso município, isto porque depois de muito tempo conseguimos receber uma dívida que o estado tinha com os municípios, assim nos ajudou a repor nosso estoque que ainda tem alguns medicamentos para serem entregues por alguns fornecedores. Uma parceria realizada por nossa equipe é a aquisição de medicamentos através dos laboratórios oficias de outros governos (com preços mais baixos)que também tem colaborado para o abastecimento da farmácia básica. Juntamente com a farmacêutica somos responsáveis pela aquisição desses medicamentos tentando sempre utilizar, da melhor forma, os poucos recursos destinados para essa finalidade,isso tem exigido muita responsabilidade e bom senso em decorrência dos problemas orçamentários que passamos no país.
Aliança News: O secretário poderia citar algumas das conquistas que foram adquiridas por meio de emendas que o município recebeu?
Marcus Paulo Dias: Sim, sabemos que há muito o que melhorar, mas conquistas vem fazendo a diferença no trabalho dos profissionais da saúde e oferecendo a comunidade agilidade, conforto, e qualidade para resolver os problemas. Podemos citar a reforma do posto de saúde jardim aliança, construção da academia da saúde, construção em andamento da nova unidade básica de saúde central, além de equipar e informatizar as unidades. Também por meio de convênio destinados especificamente conquistamos:
- CarroSpin para atenção básica adquirida com recurso de emenda parlamentar da Senadora Kátia Abreu para veiculo e equipamentos, sendo que a aquisição desse veiculo foi feita com rendimentos e aprovado pelo conselho municipal de saúde!
- Camionete Amarok emenda parlamentar deputado Irajá Abreu, em 2014 valor de R$ 339,720,00 ( Trezentos e Trinta e Nove Mil e Setecentos e Vinte Reais), com finalidade de aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde e aquisição de uma camionete.
- Motocicleta : Plano de ação da malária através do convenio 002-2015 firmado entre a empresa Belo Monte Transmissora de Energia SPE S.A e o Fundo Municipal de Saúde de Aliança do Tocantins, referente ao plano de ação contra a malária.
- E por último agora chega mais automóvel Spin hemodiálise emenda Parlamentar Estadual do Deputado Zé Roberto no valor de 50.000,00 ( Cinqüenta Mil Reais) , com contra partida do município de R$ 17.000.00 ( Dezessete Mil Reais).
Aliança News: Como tem sido a relação da Secretaria com o Conselho Municipal de Saúde?
Marcus Paulo Dias : A relação da secretaria com o conselho sempre foi muito boa, o conselho não deve ser visto pela gestão como opositor, e sim como parceiro, fiscalizando,cobrando e também ajudando na gestão, sempre levamos os assuntos da secretaria para serem discutido nas reuniões do conselho e juntos tomamos as decisões.
Aliança News: Algumas pessoas criticam a Secretaria de Saúde sem procurar saber das ações que realmente são realizadas pela entidade. O que o secretário tem a dizer a respeito e o que diria se pudesse conversar com essas pessoas?
Marcus Paulo Dias :Na verdade eu sempre digo, as pessoas precisam sim cobrar e fiscalizar a gestão, mas de maneira responsável , procurando se informar primeiro antes de sair fazendo comentários muitas vezes inverídicos e maldosos. Eu sempre me coloquei a disposição e sempre recebo todos que buscam informações junto a secretaria, então gostaria de aproveitar a oportunidade para reforçar esse assunto, procurem a secretaria e as pessoas responsáveis das pasta se esclareçam suas duvidas antes de fazerem comentários sem fundamentos. As pessoas precisam entender que a prefeitura e todos os órgãos vinculados a ela são acessíveis a todos e é preciso frequentar e participar, fazer cobranças, dar sugestões,enfim: a gestão é de todos, o prefeito e seus secretários são apenas funcionários da população.
Aliança News: Pra terminar, logicamente que secretário tem consciência de que, qualquer homem público, está sujeito a isso: elogios e críticas. Qual é o maior conselheiro, o elogio ou a crítica?
Marcus Paulo Dias: Tenho sim consciência de que estamos sujeitos a críticas e elogios e vejo que isso é necessário, eu sou uma pessoa que sempre vai aceitar criticas, elas nos ensinam muito desde que venha com o objetivo de construir e não exclusivamente com o cunho de denegrir. Como disse antes, sou aberto ao dialogo e fico feliz quando pessoas vem até mim questionar algo que elas não concordam, assim você pode expor a situação e sua opinião e ouvir a opinião contrária. Vejo que essas pessoas que procuram a gestão para apontar falhas e dar sugestões são as que realmente estão interessadas na melhoria do município. E não vou ser hipócrita em dizer que não ficamos felizes quando alguém reconhece nosso trabalho, afinal são tantas dificuldades enfrentadas no dia a dia, muita doação e entrega buscando solucionar os problemas e nem sempre somos reconhecidos por isso, mas mesmo assim temos que estar cientes que a posição que ocupamos no momento esta sujeita às duas situações. Procuro dar o meu melhor e manter a minha consciência tranquila.