extensão de rede leva água para mais de 100 famílias em Brejinho de Nazaré.

Com água na torneira, Ildete Xavier ganha em conforto na criação dos filhos  - Foto: Tharson Lopes
Com água na torneira, Ildete Xavier ganha em conforto na criação dos filhos – Foto: Tharson Lopes

A instalação de três mil e duzentos metros de rede de distribuição água mudou a vida dos 100 moradores do Setor Aeroporto, em Brejinho de Nazaré, cerca de 110 quilômetros a sul de Palmas. Os investimentos são do Governo do Tocantins por meio da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS. O projeto está na fase final de execução, faltando apenas a conclusão da instalação dos hidrômetros. “Essa parte será feita conforto a solicitação dos consumidores”, explicou Arlindo Lopes, diretor de Produção da ATS.

A dona de casa Juliana Lisboa de Souza, que mora há nove meses numa das residências, comemora a chegada da água à torneira, usando o produto para os serviços domésticos do dia a dia, sem precisar pedir emprestado aos vizinhos. “É muito bom, pois antes a gente carregava nos baldes e ainda tinha que pedir aos outros”, afirmou.

Uma quadra à frente, outra dona de casa também celebra a chegada do benefício. Já faz um ano que Katielle do Bonfim mora no local com três filhas pequenas e, inclusive, aproveita para tirar uma renda extra sem precisar sair para a rua. Katielle é manicure e vê na execução da extensão de rede de água no Setor, motivos de sobra para agradecer. “O poço secou há dois meses”, conta Katielle, que agora tem água chegando nas torneiras de casa.

“Muda a vida completamente, pois não tenho condições de furar outro poço. Tenho crianças pequenas e pegar água na rua é difícil. Água em casa é qualidade de vida, com certeza”, afirmou. Com as três filhas, os trabalhos domésticos e a atividade de manicure, a necessidade de água para Katielle é grande, mas estão sendo supridas pela ação da ATS.

Quem também estava com poço seco e agora está com água na torneira é Ildete Pinto Xavier. A dona de casa mora com quatro filhos pré-adolescentes e comenta que a extensão de rede chegou na hora certa. “A gente não tem dinheiro para ficar abrindo poço, e com a água na torneira é muito melhor. Já vem tratada e dá pra fazer de tudo, tomar banho, cozinhar, lavar roupa, limpar a casa”, relatou. “Gera um conforto para a família inteira”, completou Ildete.

 

Próxima etapa

Segundo o diretor Arlindo Lopes, os investimentos na extensão de rede de água em Brejinho de Nazaré foram feitos com recursos da própria ATS, com orçamento de R$ 130 mil. “Há outras ações programadas para serem executadas na cidade. Nos próximos dias vamos iniciar a reforma dos reservatórios e dos locais de captação”, relatou Arlindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *