O Corinthians entrou em campo para enfrentar o Fluminense, neste domingo, no Maracanã, precisando de apenas um ponto para se classificar à próxima Copa Libertadores da América. Quando Guerrero fez 1 a 0 aos 3min do primeiro tempo, então, a vaga estava garantida, certo? Errado. Com grande atuação no segundo tempo e dois gols de pênalti do novo artilheiro do Campeonato Brasileiro, Fred, o time carioca se impôs dentro de casa e venceu por 5 a 2, de virada, em jogo nervoso e que teve até expulsão de Mano Menezes.
A derrota no mínimo adiou a classificação corintiana ao torneio continental. A equipe paulista segue com 66 pontos, mas caiu à quarta colocação, a seis pontos do sétimo colocado, Grêmio, que ainda joga duas vezes e é o único que pode lhe tirar a vaga na Libertadores. Já o Fluminense chegou aos 61 pontos e é o quinto. O Corinthians encerra a sua participação no Brasileiro no próximo final de semana, diante do já rebaixado Criciúma, em Itaquera. Um empate basta para a classificação. Por sua vez, o Fluminense vai a Belo Horizonte cumprir tabela diante do campeão Cruzeiro, no Mineirão.
Animado com a série de oito jogos sem derrotas e quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians começou a partida deste domingo com tudo. E, para variar, com brilho do (sempre) decisivo Paolo Guerrero. Logo aos 3min, o peruano aproveitou rebote de finalização de Malcom e abriu o placar no Maracanã. O detalhe do lance foi o lindo passe de Renato Augusto para o jovem atacante alvinegro, que saiu cara a cara com Diego Cavalieri.
O Corinthians seguiu superior na primeira parte da etapa inicial, mas, depois, o Fluminense se acertou em campo. Aos 35min, Fred balançou as redes após peixinho na grande área, mas a arbitragem anulou o gol corretamente assinalando impedimento. Quatro minutos mais tarde, contudo, o time da casa empatou. Rafael Sobis cobrou falta fechada, e Ralf cabeceou contra o próprio patrimônio: 1 a 1.
No segundo tempo, o Corinthians teve logo de cara uma chance para voltar à dianteira do placar, mas Elias chutou em cima de Cavalieri frente a frente com o goleiro. Assim, o time paulista foi castigado na sequência. Aos 13min, Edson aproveitou sobra de cruzamento na segunda trave, subiu mais que Fábio Santos e cutucou para o fundo das redes de Cássio. Os corintianos reclamaram de falta sobre o lateral, mas a arbitragem nada assinalou.
O Fluminense ampliou pouco depois. Conca sofreu pênalti de Gil, e Fred só deslocou o goleiro alvinegro para se isolar na artilharia do Campeonato Brasileiro. No lance seguinte, Fábio Santos empurrou Kenedy fora da área, mas o árbitro Wilton Pereira de Sampaio apitou pênalti. Mano Menezes se irritou tanto com o erro que foi expulso por reclamação. Na cobrança, Fred novamente converteu com categoria (em lance quase idêntico ao anterior) e marcou seu 17º gol na competição.
Antes do fim do jogo, Marlon foi expulso após falta em Renato Augusto, e o Corinthians diminui o placar com Danilo – em cobrança de escanteio após pênalti perdido por Fábio Santos. Diego Cavalieri salvou o Fluminense em pelo menos três vezes dali para frente, e Conca ainda fechou a partida com um lindo 5º gols dos mandantes.
Fonte: esportes terra