Sexta-Feira, 21 de Agosto de 2020, o Prefeito Léo Matos juntamente com a primeira dama Cires Guadalupe foram ate a prefeitura de Gilbués, para retomar os cargos que foram devolvidos pela justiça. Após quase dois meses de afastamento, a vitória na justiça foi alcançada. A volta de Léo Matos a Prefeitura Municipal de Gilbués- PI, cidade com mais de 10 mil habitantes, foi embasada numa decisão do Desembargado do Tribunal de Justiça do Piauí, ( TJ PI), Drº Elivan Lopes, que deferiu o pedido do prefeito na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), pela qual fundamentaram o seu afastamento. Com a decisão favorável ao Prefeito Léo Matos, todas as acusações, pedidos de cassação, além de afastamento, foram anuladas, e a mesma decisão autorizou Matos retomar ao cargo que lhe foi tirado.
A emoção e alegria era grande para chegada do Prefeito Léo Matos na Prefeitura Municipal, assim que foi adentrando, os admiradores, eleitores, colaboradores, funcionários, amigos, colegas …. todos que estavam presente, demonstraram o carinho e alegria com a sua retomada ao cargo da prefeitura. Mais eles, não contavam com que esperavam… A Prefeitura estava fechada, isso mesmo!! Fechada!!! Segundo informações, foi acertado uma transição as 11 horas pelas as assessorias de Léo Matos, e do prefeito interino Paulo Henrique Mascarenhas, no qual ninguém apareceu para da satisfação. Uma vergonha para a cidade, e principalmente uma afronta á justiça que legalmente deu causa ganha ao prefeito Léo Matos.
Mas esse episodio não tirou a alegria da equipe e do povo que o apoiou e apoia á administração de Léo Matos. Para completar esse show de vergonha, o curioso foi alguns opositores tentaram impedir que o prefeito Léo Matos adentrasse no paço municipal, ficando na frente da porta da prefeitura, um ato irresponsável e totalmente descabível. Essa atitude com certeza terá consequências futuras perante a justiça.
Em um vídeo, Léo Matos fez um discurso emocionado, e revelou que jamais será corrupto, ¨ Hoje estamos aqui após decisão da Justiça do Piaui… A casa do povo esta fechada, isso e um absurdo…. A quadrilha que estava aqui por meio de um golpe, fugiu… e logo após com mais força fala alto, eu não vou comprar vereador!!! Eu não vou roubar!!! Eu não vou roubar!!! Logo logo ouvi gritos de apoio e foi aplaudido pela população.
Segundo o Prefeito Léo Matos agora ele só pensa em recuperar o tempo perdido, revelou que foi um atraso muito grande para o município, e só pensa em trabalhar em prol do povo de Gilbués.