O número de partido supera o número de vagas, mas mesmo assim partidos que não conseguirem alcançar o quociente eleitoral poderá eleger vereadores. Para isso o candidato ruim de voto terá que obter, pelo menos, 10% do quociente eleitoral, aproximadamente 260 votos.
No Brasil, a montagem dos partidos poderá ser um incentivo à fraude. Os acordo espúrios iniciaram entre o dia 03 e 04 deste mês quando terminou o prazo de filiação.
Todos sabem que o quociente estabelecido na lei não será cumprido e muitas pessoas já se inscreveram pelo Brasil afora para garantir um emprego para si ou para familiares; enquanto outros têm a intenção de se candidatar para gozar um período de recesso no trabalho, como é caso de alguns funcionários público efetivos, que se licenciam para o pleito para continuar recebendo sem trabalhar e sem fazer campanha; em síntese, farão um quarentena prolongada.
Outro ponto comum e conhecido por quem entende o joguete político, são as marionetes de candidatos que buscam a todo custo para se eleger e registram o nome apenas para burlar a lei e ajudar um candidato a completar a chapa ou, os votos exigidos pelo quociente estabelecido na lei.
Enfim, o candidato além de se utilizar de todos os itens acima mencionado ainda abocanha uma parte do fundo partidário da sua sigla.
Fonte: Portal Atitude