HOSPITAL DONA REGINA RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS.

Dona Regina recebe novos equipamentos para combate e prevenção a doença neonatal. Foto: Camilla Negre/Sesau
Dona Regina recebe novos equipamentos para combate e prevenção a doença neonatal. Foto: Camilla Negre/Sesau

O Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) recebeu 20 vinte novos equipamentos que auxiliam no combate e prevenção a icterícia neonatal, conhecida como “amarelão”, doença que atinge uma média de 40% dos recém-nascidos.

Segundo o neonatologista, Ricardo Cardoso Guimarães, o procedimento feito com o equipamento, denominado bilitrons/skyled, é de extrema importância. “A fototerapia quebra algumas moléculas e evita a icterícia que, em estado avançado, se não tratada, pode atingir o cérebro, ocasionando inclusive paralisia cerebral”, destacou.

A cor amarelada do bebê acontece pelo excesso de bilirrubina, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue. Na fototerapia, a criança recebe a luz que converte a bilirrubina impregnada na pele em outra substância, deixando- a com uma coloração normal.

Para o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, a chegada dos equipamentos vai contribuir para garantir um atendimento de melhor qualidade. “Com esses novos equipamentos vamos poder contar com mais um procedimento seguro no qual o recém-nascido vai poder se beneficiar de um dos métodos mais utilizados no tratamento da doença”, disse, destacando que o governo do Estado não tem medido esforços para melhorar os serviços oferecidos nas unidades hospitalares do Tocantins.

Mais benefícios

Conhecida também como “banho de luz”, a fototerapia pode evitar outro problema, a exsanguínia transfusional. “Antigamente quando o bebê era diagnosticado com incompatibilidade de sangue e não havia o uso precoce desse tipo de aparelho, era necessário fazer a transfusão de sangue, ou seja, a troca de todo o volume de sangue por outro” explicou o neonatologista.
Os novos aparelhos já estão sendo utilizados em três setores do Hospital Dona Regina, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na Unidade Intermediaria (UI) e no Alojamento Conjunto (ALCON). (Ascom/Sesau)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *