Dando continuidade ao trabalho de melhorias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Gurupi (HRG), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realizou treinamento sobre higienização das mãos para psicólogos e fonoaudiólogos que prestam assistência aos pacientes da unidade. A higienização é uma das maneiras mais simples e eficazes para o controle de infecção hospitalar.
A coordenadora da CCIH, Marilia Pantoja, que ministrou o treinamento, explicou que o corpo humano tem bactérias, mas que nem todas as bactérias são ruins. Segundo ela, no ano de 1847 já havia sido constatada a eficácia da lavagem das mãos com água e sabão e a higienização foi instituída como obrigatória no Hospital Geral de Viena.
Durante a palestra, a coordenadora ressaltou também que as mãos são os principais instrumentos de assistência e que por isso é necessário seguir as etapas da lavagem preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos prezando pela educação continuada, uma vez que já tivemos esse treinamento antes, e nosso objetivo é enfatizar a importância da lavagem das mãos para o controle da infecção. Hoje participaram psicólogos, fonoaudiólogos e porteiros da UTI. Vamos trabalhar com cada setor da nossa unidade”, destacou.
A psicóloga Tania Cassoli participa pela segunda vez de treinamentos com esse tema e destacou que o momento é importante para relembrar as técnicas. “Sempre acrescenta, pois nos faz relembrar as técnicas corretas. Todos nós sabemos como fazer a higienização das mãos, mas devido à rotina, de vez em quando, deixamos passar. Esses treinamentos nos despertam para redobramos os cuidados tanto para o nosso bem-estar, quanto para o do nosso paciente”, pontuou.
Confira técnicas para lavagem das mãos
1 – Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar-se na pia;
2 -Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos;
3 – Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si;
4 – Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
5 – Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais;
6 -Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular;
7 – Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
8. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice- versa), utilizando movimento circular;
9 – Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete;
10 – Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos;