LIBERADO O USO DE APARELHOS ELETÔNICOS NOS VOOS.

LIBERADO O USO DE APARELHOS ELETÔNICOS NOS VOOS.

Soliney Naiva
Há 10 anos
600
Foto: Corbis Images

Foto: Corbis Images

Está liberado o uso de dispositivos eletrônicos portáteis durante todas as etapas da viagem de avião. A partir de agora, os passageiros poderão usar celulares, tablets, laptops, câmeras fotográficas e outros aparelhos, desde que sejam respeitadas regras de segurança, como acionar o modo avião e manter o bluetooth e o wi-fi desligados. A autorização foi dada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (30/10).

De acordo com instruções da agência, o u

so dos eletrônicos em momentos como o pouso pode ser feito em aeronaves que passaram por testes ou avaliações específicas sobre imunidade à interferência dos dispositivos portáveis.

Ainda segundo a nova legislação da Anac, a companhia aérea terá de informar os passageiros sobre as condições em que os aparelhos eletrônicos podem ser utilizados em cada fase do voo, assim como as configurações necessárias. Cada empresa deve desenvolver políticas próprias sobre os tipos de dispositivos móveis que poderão ser ligados a bordo.

As companhias aéreas que desejam liberar o uso dos equipamentos devem encaminhar solicitação à Anac, apresentando documentação com avaliação de risco.

A empresa GOL Linhas Aéreas já fez o pedido à agência. A companhia informou que desde 2013 examina a interferência eletromagnética no diferentes sistemas das aeronaves da frota, baseadas em estudos divulgados por instituições internacionais habilitadas. A conclusão da GOL após os testes é de que os dispositivos eletrônicos portáteis não apresentam risco ao sistema de comunicação e navegação dos aviões, desde que utilizados de forma adequada.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil.

Tags:,

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments