MOVIMENTO DE QUADRILHAS JUNINAS RECEBE APOIO DO GOVERNO DO TOCANTINS.

 

Atualmente 47 quadrilhas juninas, estão cadastradas no Fecajuto, mas esse número é superior, se considerados os grupos não cadastrados - Foto Ascom/TO
Atualmente 47 quadrilhas juninas estão cadastradas no Fecajuto, mas esse número é superior, se considerados os grupos não cadastrados – Foto Ascom/TO

A vice-governadora Cláudia Lélis recebeu nesta sexta-feira (30), em seu Gabinete, no Palácio Araguaia, o presidente nacional da Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas (Confebraq), Carlos Brito, e representantes estaduais da entidade. Eles representam o movimento em nível nacional e estadual; e estão reunidos no 1º Encontro Nacional Palmas para o Movimento Junino do Tocantins.

No encontro, Cláudia reforçou o compromisso do Governo do Estado em apoiar iniciativas que garantam o desenvolvimento social, como o movimento de quadrilhas juninas no Tocantins.

O 1º Encontro Nacional Palmas para o Movimento Junino do Tocantins reuniu na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, na noite desta sexta, representantes do movimento de todo o país e segue até domingo.

Durante os três dias de discussão, será definido o calendário oficial do movimento junino no Brasil, bem como as questões burocráticas e institucionais das entidades, como a reforma estatutária da Confebraq.

Incentivos

No encontro com os representantes do movimento, a vice-governadora disse que a administração estadual à disposição para apoiar a entidade na busca de recursos federais que possibilitem a manutenção dos grupos de quadrilha no Estado, e garantiu ainda a mobilização junto aos membros da bancada federal na defesa desta demanda. “Tenham a segurança de que podem ter no Governo Marcelo Miranda um admirador e um parceiro para reivindicar seus direitos”, frisou Cláudia Lélis.

O presidente nacional da Confebraq destacou que em torno do movimento existem o trabalho social, educacional e cultural e disse considerar um fato histórico essa abertura que o Governo do Estado está dando para tratar das demandas dos quadrilheiros juninos. ele disse ainda que “Se todos os estados tivessem essa abertura, essa aproximação do movimento junto às autoridades, seríamos muito mais fortes. Mas infelizmente, nem todos os estados, nem mesmo os que têm fama nessa área, valorizam como está ocorrendo no Tocantins nesse momento”, frisou, acrescentando: “Estou aqui surpreso e vou propagar essa aproximação e portas abertas do Governo do Tocantins”.

Encontro Nacional em Palmas

Entre as propostas do encontro, está a elaboração de um diagnóstico das quadrilhas juninas a ser encaminhado ao Ministério da Cultura para um projeto de reconhecimento do movimento Junino Nacional. Atualmente, estão registradas junto à Federação Junina do Tocantins (Fecajuto), 47 quadrilhas juninas, mas esse número é superior, se considerados os grupos não cadastrados. ( Com informações da Secom TO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *