NÚCLEO DE REGULARIZAÇÃO DO HGP CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES.

NÚCLEO DE REGULARIZAÇÃO DO HGP CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DO TEMPO DE PERMANÊNCIA DOS PACIENTES.

Soliney Naiva
Há 9 anos
777
Núcleo também gerencia leitos de enfermaria e terapias intensivas, através de  monitoramento da localização e permanência do paciente na clínica em que estiver internado. Foto: Ana Paula

Núcleo também gerencia leitos de enfermaria e terapias intensivas, através de monitoramento da localização e permanência do paciente na clínica em que estiver internado. Foto: Ana Paula

Implantado há 1 ano e 3 meses, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Geral de Palmas (HGP) vem contribuindo para melhoria do fluxo intra-hospitalar, trabalhando na redução do tempo de permanência dos pacientes no hospital, buscando resolutividade, otimização do uso dos leitos e acompanhamento das demandas.

O trabalho do Núcleo consiste na parceria com os setores, além de ser o responsável pela regulação dos leitos na unidade, respeitando as necessidades do paciente, o perfil assistencial e a capacidade estrutural. Essa atuação é orientada e respaldada pela normatização aprovada pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) e pela Direção do HGP.

Outro ponto importante do setor é a ligação com o serviço de Regulação Estadual, em casos nos quais são precisos a realização de transferências de pacientes graves para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) externa ou a chegada de pacientes vindos de fora para tratamento intensivo no HGP, respeitando as pactuações, serviços contratados e protocolos estabelecidos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo do HGP, Débora Petry, desde que o setor foi implantado foi possível levantar os indicadores referentes ao acolhimento com classificação de risco e conhecer o perfil das demandas atendidas, a origem dos pacientes e em qual especialidade o paciente será atendido. “Os resultados estatísticos são apresentados nas reuniões do NAQH, onde são avaliados e comparados com o mês e o ano anteriores para que seja verificada se existe alguma anormalidade, para, daí, serem traçadas estratégias de melhorias dos serviços de assistência”, informa.

A equipe do NIR é formada por um médico, oito enfermeiros e um assistente social. O setor fica localizado dentro do Hospital Geral, próximo da rampa de acesso à internação.

Indicadores

Os indicadores estatísticos do Núcleo Interno de Regulação são coletados diariamente e disponibilizados de forma dinâmica. São informações catalogadas relacionadas ao paciente, como: sexo, idade, origem, classificação de risco por fichas emitidas e por clínica. Assim, é possível obter dados importantes para o atendimento e o planejamento hospitalar.

Somente no mês de fevereiro deste ano, o Núcleo registrou 608 demandas espontâneas (29%), 576 pacientes vindos de municípios do interior do Estado (27%), 549 pacientes encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (25%), 171 levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) (7%), 34 vindos das Unidades de Saúde da Família (USF)(2%) e 16 que deram entrada levados pelo Corpo de Bombeiros (1%).

Classificação de Risco no HGP

Para agilizar o atendimento ao paciente que dá entrada no HGP, conforme sua gravidade e em atendimento aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é utilizada a Classificação de Risco, definida por cor, conforme a gravidade da patologia ou trauma.

As cores usadas estão de acordo com o protocolo de acolhimento recomendado pelo Ministério da Saúde (com base no Protocolo de Manchester) e tem a seguinte definição: vermelha (emergência) – casos muito graves com risco de perder a vida, no qual é atendido imediatamente; Laranja (muita urgência) – risco potencial de perder a vida, atendimento em até 10 minutos; Amarelo (urgência) – necessidade de atendimento rápido, atendimento em até 60 minutos; Verde (pouca urgência) – casos de atendimento prioritário nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Programa de Saúde da Família (PSF), em até 120 minutos; Azul (Não urgente)- casos de atendimento prioritário nas UPAs e PSFs, em até 240 minutos. (Núcleo Saúde-TO)

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