Obmep divulga período de inscrição de programa voltado a professores de Matemática.

Professores de Matemática e alunos de licenciatura devem se inscrever até o dia 25 de maio no site da Obmep. Foto: Elias Oliveira
Professores de Matemática e alunos de licenciatura devem se inscrever até o dia 25 de maio no site da Obmep. Foto: Elias Oliveira

Mais do que promover uma competição entre unidades educacionais das redes municipais, estaduais e federal, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) busca fortalecer o ensino desta parte das Ciências Exatas. Para isso, estão abertas as inscrições do Programa Obmep na escola, que visa estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da olimpíada, tais como provas e bancos de questões.  Os professores interessados devem acessar a página da Obmep e realizar a inscrição até o dia 25 de maio.

O programa tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino da Matemática nas escolas públicas do país, estimulando a adoção, em sala de aula, de novas práticas pedagógicas e do material didático produzido pela Obmep. Além disso, por meio do Obmep nas Escolas, professores são incentivados a criarem atividades extraclasse vinculadas às provas da Olimpíada.

A partir do programa, conforme o coordenador regional da Obmep, Wiliam Carlos de Sousa, professores e alunos serão habilitados a desenvolver atividades em suas escolas ou em escolas vizinhas. O Obmep na Escola conta com o apoio da CAPES, através de bolsas. “O público-alvo do programa são professores de Matemática que possuam licenciatura, com dois ou mais anos de experiência no Magistério da educação básica, e cuja matrícula esteja ativa no ensino público municipal, estadual ou federal. Além disso, o programa é voltado a alunos de licenciatura em Matemática em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação”, destacou.

Os professores interessados em participar do programa devem se inscrever, até o dia 25 de maio, no site da Obmep. O processo de inscrição passa, contudo, pelo período de validação da inscrição, quando os candidatos irão selecionar o município de preferência para a realização da prova de seleção, que vai de 13 a 22 de junho. “Este período é importante, pois a coordenação da Obmep só terá informações de quais municípios registraram inscritos após a primeira etapa de inscrição”, completou Wiliam Carlos.

O Tocantins conta com quatro vagas para professores e duas para alunos que serão bolsistas do programa. Para a seleção dos candidatos, será realizada uma prova discursiva, que será realizada no dia 10 de setembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília).

Cronograma

De acordo com o cronograma publicado pela Obmep, passado o período de validação das inscrições, os candidatos receberão, no dia 10 de agosto, a confirmação do local da prova de habilitação, que será aplicada em 10 de setembro. Posteriormente, os resultados das provas deverão ser divulgados entre 30 de novembro e quatro de dezembro. A lista dos candidatos habilitados para participarem do Programa Obmep nas Escolas será publicada, conforme o cronograma, no dia 16 de dezembro, exclusivamente no site da Obmep (www.obmep.org.br).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *