OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA AMPLIAM HORIZONTES DE ESTUDANTES.

Para a professora Célia Mota as olimpíadas incentivam a aprendizagem e o raciocínio lógico entre os alunos. Foto: Luiz Melchíades.
Para a professora Célia Mota as olimpíadas incentivam a aprendizagem e o raciocínio lógico entre os alunos. Foto: Luiz Melchíades.

Estão abertas as inscrições para duas olimpíadas de Matemática, uma delas, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), premiará este ano 6,5 mil alunos com medalhas de ouro, prata e bronze e concederá cerca de 46,2 mil menções honrosas. A outra é a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, que premiará alunos do ensino fundamental e médio com provas realizadas em equipe.

A Obmep está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de março e é voltada exclusivamente para estudantes de escolas públicas. Os interessados devem se inscrever pelo site da competição http://www.obmep.org.br/.

No Tocantins, muitas escolas já se inscreveram na Olimpíada Brasileira de Matemática, como o Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, em Palmas. A professora Célia Mota destaca a importância da participação nessas competições. “Essas olimpíadas trabalham especialmente o raciocínio lógico e percebemos o quanto é importante o aluno ter a base do ensino fundamental. No nosso caso, estudamos com os alunos os exercícios sugeridos e, com isso, melhora a aprendizagem da matemática”, frisou.

O estudante Jair Dson Symon, 17 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio no CEM Castro Alves, frisou que entende a importância de se aprender bem a matemática tanto para a vida pessoal como profissional. “Para aprender melhor a disciplina procuro sentar sempre nas primeiras cadeiras para ouvir melhor as explicações e resolver todos os exercícios”, contou Jair, que já está inscrito na olimpíada.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) a Obmep será realizada em três níveis de participação. O nível I inclui os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; o nível II, com estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, e nível III, para o ensino médio. A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira prova será aplicada no dia 2 de junho, com a participação de todos os alunos inscritos. A segunda fase será realizada no dia 12 de setembro com os estudantes classificados na primeira.

Matemática sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras premiará alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A inscrição é gratuita para as escolas públicas e poderão ser realizadas no site http://redepoc.com/msf/inscricoes.html por um professor que será o coordenador da turma. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 8 de abril. Nesta olimpíada, as competições serão realizadas em grupo e a prova está prevista para acontecer no dia 10 de abril.

Os alunos inscritos receberão medalhas de participação e de premiação. As regras para as medalhas estão disponíveis no edital disponível no site www.redepoc.com.

Criada em 1989, pelo Ministério da França, a competição envolveu em 2014, mais de 163 mil alunos de 35 países, sendo 13 mil brasileiros. No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC (Programa de Olimpíada do Conhecimento). (Seduc)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *