Organização Pan-americana da Saúde atuará em parceria com Estado.

Outras cinco reuniões com áreas técnicas estão sendo realizadas nesta quarta-feira, 16. Foto: Divulgação/Sesau
Outras cinco reuniões com áreas técnicas estão sendo realizadas nesta quarta-feira, 16. Foto: Divulgação/Sesau

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, protocolou na última quarta-feira, (16), junto ao Ministério da Saúde, a proposta do Termo de Cooperação Técnica que será firmado com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), na qual o órgão internacional atuará na cooperação para aprimoramento da gestão em saúde do Estado.

Este e outros projetos obtiveram apoio direto do ministro, Marcelo Costa, que recebeu o secretário Marcos Musafir e as superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde, Adriana Vitor e Liliana Fava, após as reuniões técnicas. “O Tocantins está atendido por uma equipe muito boa na área da Saúde e nós vamos dar atenção a isso”, afirmou Marcelo Costa, durante o encontro.

O início do trabalho da Opas no Tocantins se dará após a validação do projeto pelo Ministério da Saúde e a autorização pela equipe do órgão internacional, em Washington. De acordo com o Ministério, esse processo leva aproximadamente 30 dias.  A expectativa da Sesau é assinar o Termo de Cooperação Técnica até o final do mês de abril em cerimônia, no Estado, com o governador Marcelo Miranda.

A Opas atuará na cooperação para organização das redes de atenção à saúde, na qualificação das ações de vigilância em saúde estadual e municipal, qualificação da atenção básica com integração da vigilância à saúde, ampliação da capacidade de respostas rápidas nas emergências de saúde pública, ampliação das coberturas vacinais, apoio regional e institucional aos municípios e qualificação de servidores para elaboração de projetos.

A equipe da Sesau realizou seis reuniões em áreas técnicas do Ministério buscando agilidade nas homologações de projetos. “Trouxemos documentos para as áreas específicas, apontamos situações e buscamos o apoio para que seja dada toda a prioridade possível. É o momento de somar forças para atender o Estado do Tocantins”, descartou o secretário Marcos Musafir.

Plano de Enfrentamento a Dengue 

Também foi apresentado ao ministro, um Plano de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika no Estado do Tocantins, para o qual o governo busca recursos. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesau e tem o objetivo de ampliar a mobilização social para o combate ao criadouro do vetor e apoiar municípios nessa execução.

Na prática, o projeto vai ampliar a força de trabalho por meio de parcerias com instituições publicas e privadas, adquirir tecnologia para identificação de criadouros, qualificar a equipe técnica que atua no combate e melhorar as unidades de saúde que assistem o paciente. Uma parte do projeto também inclui incentivo financeiro aos municípios para atuação no combate ao Aedes aegypti.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *