O mercado imobiliário em Palmas continuará rentável nos próximos anos. É o que aponta estudo divulgado pela Exame.com, no dia 06 último. A pesquisa realizada pela consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária aponta as 100 melhores Cidades para investimentos imobiliários no País. No ranking Palmas ocupa o 40º lugar.
De acordo com a Exame, o estudo da Prospecta analisou todas as cidades brasileiras com menos de 1 milhão de habitantes, o que corresponde a um universo de 94% das cidades do País. O foco do estudo se concentrou na demanda imobiliária e não na oferta.
Para a análise foi criado um indicador chamado P2I-Lead, que concentra uma série de variáveis que incluem déficit habitacional, renda per capita, urbanização, dentre outros indicadores socioeconômicos. “Em comum, as 100 cidades com maior nota no P2i-Lead possuem características como renda per capita elevada, população com alto nível de instrução e de vínculo empregatício, um número considerável de empresas atuantes, déficit imobiliário, entre outros”, aponta a Exame.
No estudo as variáveis foram divididas em três diferentes níveis. No primeiro grupo foram relacionadas as variáveis relevantes, que são: área da cidade, densidade demográfica, Índice de Gini (indicador de desigualdade social), empresas atuantes, habitantes com ensino fundamental completo e médio incompleto.
As variáveis muito relevantes foram enquadradas no segundo grupo, que inclui: PIB, empregos formais, habitantes sem instrução ou com ensino fundamental incompleto; habitantes com ensino médio completo e superior incompleto; e domicílios na condição de próprio e quitado.
E no terceiro grupo foram incluídas as variáveis indispensáveis, que são: taxa de urbanização, renda domiciliar, população com faixa etária entre 20 e 49 anos, migrantes de data fixa, habitantes com ensino superior completo, domicílios na condição de déficit; IDHM.
As fontes utilizadas para o estudo contemplam instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Trabalho, Associação Brasileira de Estudos Populacionais, Data SUS e Onmaps-Geofusion. (Com informações da Exame.com)
Dados de Palmas
De acordo com os dados Palmas possui índice P2I-Lead de 0,557, a cidade que ocupa o 1º lugar na pesquisa, São Bernardo do Campo, alcançou o índice de 0,820.
A matéria completa pode ser conferida aqui: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/as-100-melhores-cidades-do-brasil-para-investir-em-imoveis/lista e a análise dos resultados aqui: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/mercado-imobiliario-esta-cheio-de-oportunidades-diz-estudo
Fonte: O Girassol com informações da Exame