PESQUISA REVELA PERFIL DOS ENDIVIDADOS.

De cada dez devedores, seis são homens e 30% têm entre 41 e 50 anos. Quase 80% dos inadimplentes estão empregados.

  Fonte: G1, Jornal Hoje.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Na  pesquisa divulgada hoje mostra que os brasileiros precisam mais de organização do que de milagres para pagar suas dívidas.

De cada dez devedores, seis são homens, e 30% têm entre 41 e 50 anos – 46% são casados, e quase 60% terminaram ensino médio ou começaram um curso superior.

Quase 80% dos inadimplentes estão empregados e estão no mercado formal de trabalho. Quase metade está em empresas privadas e menos de 20% é autônomo; 65% ganham até três salários mínimos; 20% se endividaram porque compraram eletrodomésticos e eletroeletrônicos; 18% porque gastaram mais do que podiam com roupas e sapatos.

Quase 30% dos consumidores disseram que não conseguiram pagar as contas porque ficaram desempregados e 20% disseram que se descontrolaram mesmo.

A pesquisa mostrou ainda que o devedor quer limpar seu nome – 66% pretendem acertar as contas nos próximos 30 dias.  Mas é aí que está o perigo. Quem não tomar cuidado com os gastos de fim de ano corre o risco de ficar inadimplente de novo em 2015.

“Quando chega o começo do ano aparecem aquelas contas que se não foram programadas, ele vai sofrer para pagar. Então tem mensalidade da escola, tem IPVA, tem IPTU tem uma série de contas que aparecem no começo do ano que quando juntam com compras do final do ano podem trazer problemas de orçamento dos consumidores”, fala o economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife.

O fiscal líder, Odilei Alves Brito, tem duas faculdades, ganha R$ 2,5 mil por mês e há pouco tempo se enrolou com as contas. Pediu empréstimo no banco, atrasou também, mas aprendeu a lição. Se organizou, pagou tudo e hoje consegue poupar.

“Hoje eu consigo guardar R$ 500 aproximadamente por mês fora investimento em fundos diversos. Pensar em alguma coisa de projeto futuro: casa, carro e ter nome limpo é muito importante”, fala Odilei.

O primeiro passo pra se livrar das dívidas é negociar. Procure diretamente a empresa e faça uma proposta. Geralmente as empresas concordam em dividir a despesa. A partir do momento em que você paga a primeira prestação, começa o processo para tirar o nome da lista de devedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *