PREFEITOS DE 30 CIDADES DO TO DECIDEM MANTER AULAS REMOTAS ATÉ O FIM DO ANO LETIVO DE 2020, DIZ ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informou que pelo menos 30 prefeituras em todo o estado decidiram manter as aulas nas redes municipais em formato remoto até o fim do ano letivo de 2020. Nestes municípios, os alunos ainda estão estudando os últimos conteúdos do ano passado e entregando as atividades que faltam. A previsão de conclusão é até o fim de junho.

A ATM demonstrou preocupação com o decreto do governo estadual que permite a retomada das aulas presenciais publicado na semana passada. “Está havendo oscilações de casos de contaminação na grande maioria dos Municípios, um sobe e desce de números que não traz nenhuma seguridade para o retorno de aulas presenciais neste término de ano letivo”, disse Diogo Borges, que é prefeito de Talismã e presidente da associação.

Outros gestores também criticaram a ação do Palácio Araguaia. “O Estado quer que o Município assuma suas responsabilidades em decisões que exigem planejamento e monitoramento”, disse a prefeita de Jaú do Tocantins, Luciene de Araújo. “Tenho 12 servidores do Estado lotados em escola estadual contaminados pelo Coronavírus” revelou o prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges.

A decisão de manter as aulas remotas foi unânime entre os prefeitos que estiveram presentes na reunião extraordinária convocada para debater o assunto na terça-feira (18). A ATM espera que a adesão seja ainda maior, já que gestores de outros 40 municípios que não estavam representados no evento enviaram mensagens indicando que também não devem retomar as aulas neste momento.

Uma das principais críticas é a falta de vacinas aos profissionais da educação antes da retomada. Nesta quinta-feira (19) o governador Mauro Carlesse (PSL) sancionou um lei que coloca os profissionais nos grupos prioritários da vacinação, mas ainda não há data para o início desta etapa da campanha.

Em cidades de maior porte no estado e em Palmas a tendência observada é de retomada. Na capital, a prefeitura já anunciou aulas presenciais a partir do dia 31 de maio. Fonte: G1Tocantins.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *