Presidente do Detran adquire veículos novos para a Banca Examinadora.

Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins
Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), coronel Eudilon Donizete entregou ao órgão três veículos novos modelo microônibus 415 Sprinter CDI, destinados à Banca Examinadora. As vans serão utilizadas em todas as regiões do Tocantins para transportar os examinadores que realizam as provas teóricas e práticas para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 8, no pátio central do Detran.

O secretário-geral de Governo, Herbert Brito Barros representou o governador Marcelo Miranda, e esteve acompanhado do presidente do Igeprev, Jacques Silva; o presidente da Jucetins, Carlos Alberto; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Raimundo Bonfim; diretores; gerentes e demais servidores do órgão.

“Atualmente, temos apenas dois veículos em estado precário destinados à Banca. Com essas novas aquisições, os técnicos terão mais conforto e agilidade na execução dos trabalhos, visto que as vans podem ir para várias regiões do Tocantins, e atender um maior número de pessoas que desejam tirar a primeira CNH”, destacou o presidente coronel Eudilon Donizete.

“O Governador Marcelo Miranda sente-se muito honrado em entregar os veículos para a sociedade tocantinense. As vans facilitarão, em muito, a vida dos usuários, melhorando a qualidade e a eficiência no atendimento ao público. O Governo do Estado não mede esforços para alavancar a vida da população”, disse o secretário Geral , Herbet Brito (Buti).

Já nesta sexta-feira, 9, a Banca Examinadora realiza exames teóricos e práticos para a CNH nas regiões Norte, Sul e Sudeste do Tocantins.

 

Veículos

As vans, que foram adquiridas com recurso próprio no valor de R$ 425.250,00, são lançamento da categoria, com ano modelo 2016. Tem capacidade para dez pessoas, incluindo o motorista, volante multifuncional e com ajuste de altura e profundidade, ar condicionado, rádio, CD, MP3, bluetooth, rodas de liga leve, vidros e espelhos retrovisores elétricos, faróis de neblina, tacógrafo, desembaçador no vidro traseiro, airbags do motorista e do acompanhante, e controle eletrônico de estabilidade e frenagem – o que reduz significativamente o risco de acidentes.

Conforme o gerente da Banca, Dionelson Brito dos Santos, a aquisição das novas vans foi um grande ganho para o Detran, visto que, semanalmente, quatro equipes se deslocam para localidades diferentes, para a realização de provas de Legislação de Trânsito (LT) e provas práticas de direção veicular nas categorias A, B, C, D e E.

 

 Banca Examinadora

Só em agosto de 2015, no interior do Estado, a Banca Examinadora aplicou 855 provas teóricas de Legislação; 926 provas práticas para a categoria A (motos); 1.290 provas práticas para a categoria B (veículos de passeio) e 141 provas práticas para as categorias C, D e E (veículos pesados e profissionais).

Em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Guaraí, Colinas, Dianópolis, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Araguatins e Augustinópolis a banca examinadora realiza cerca de 500 provas de direção veicular, a cada 20 dias. Para os municípios menores, cerca de 50 cidades, a equipe realiza entre 20 e 100 atendimentos, a cada 20 dias.

Conforme levantamento feito pela gerência de Banca Examinadora, semestralmente, são realizadas mais de 22 mil provas de direção veicular para todas as categorias, referentes a primeiro exame e reteste, em Palmas, Araguaína e Gurupi. Referente às provas teóricas de legislação de trânsito, primeira avaliação e resteste, 27 mil avaliações foram feitas no primeiro semestre de 2015, em todo o estado.

 

CNH para candidatos portadores de necessidades

O Detran Tocantins informa que a Banca Examinadora tem profissionais capacitados para a realização de provas práticas de direção veicular para todas as categorias. Para as necessidades específicas de cada candidato, há uma equipe preparada para prestar o atendimento. Os profissionais são especializados em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Basta os Centros de Formação de Condutores (CFCs) informarem o órgão sobre a existência de candidatos especiais para fazerem as provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *