Segundo a técnica do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde, Jaqueline Amorim, os sistema possibilita gerar relatórios das demandas que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas.
“O cidadão vai até a Ouvidoria ou por telefone, cartas, caixas de sugestões, formulários web pode fazer sua solicitação, reclamação, denúncia, elogios e sugestão. Ao receber estas manifestações encaminhamos para as áreas competentes para que possam resolver a demanda. O Ministério da Saúde implanta a OuvidoriaSUS nos estados e assim podemos gerar relatórios que irão subsidiar o gestor para a mudança nas políticas públicas”, explicou
Para a técnica da Ouvidoria do Hospital de Paraíso, Francisca Jucivânia Galvão, a ferramenta contribui para resolver a situação dos pacientes e lembra que o registro poderá ser feito dentro do próprio hospital. “O acesso a Ouvidoria da Saúde agora ficou melhor para a população”, destacou.
A Ouvidoria é um canal de comunicação com o cidadão, que exerce seu papel no controle social e na gestão pública da saúde com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. O usuário pode expor sua solicitação, reclamação, denúncia, elogios e sugestão através do número 0800 642 7200 e por meio do portal http://portalsaude.saude.gov.br/.