RECEITA FEDERAL LANÇA APLICATIVO PARA PREENCHER DECLARAÇÃO DE IR 2015.

Soliney Naiva/Redação AN

Imagem Ilustrativa IRPF
Imagem Ilustrativa IRPF

 

A secretaria da Receita Federal, lançou nesta segunda-feira um aplicativo que serve como rascunho, ou seja, o contribuinte pode já a preencher sua declaração de Imposto de Renda (IR) deste ano, bem antes do lançamento do programa gerador da declaração IRPF (PGD IRPF 2015), que está previsto para acontecer só em março de 2015.

Apesar da novidade as regras continuam as mesmas para a declaração de renda da pessoa física. O supervisor nacional do IR da Receita, Joaquim Adir, diz que e o contribuinte deve continuar guardando seus recibos durante cinco anos. “Mas, por meio do formulário, o cidadão poderá inserir informações sobre operações e pagamentos – que interessam ao Fisco, pois geram rendimentos e deduções – realizados desde o início deste ano e durante os próximos meses de 2014, como o recebimento de aluguel, compras e vendas de imóveis ou carros, bens de direito, enfim, todas as informações que compõem a declaração do Imposto de Renda. Os dados depois serão importados para a declaração final”.

O novo aplicativo pode ser usado por qualquer contribuinte até mesmo por aqueles que declaram o IR pelo formulário completo, que permite abater gastos como: com dependentes e médicos, como também por quem usa o modelo simples, com os descontos padrão. O aplicativo está disponível online desde segunda-feira (3), e poderá ser baixado para computadores e Smartphones pelo site da Receita Federal ou na loja de aplicativos para a declaração relativa ao ano-calendário 2014.

Os que optarem pelo aplicativo devem ficar atentos pois ele estará disponíveis até 28 de fevereiro. Pois quando começa o período da declaração, que será dia 1º de março, o programa não estará mais disponível para download, porém, os dados poderão ser transferidos para a declaração. Segundo a Receita, cada contribuinte vai precisar criar uma senha para ingressar na aplicação e garantir a segurança de todos os dados. O supervisor da Receita alerta que no caso de o contribuinte perder a senha, terá que preencher todo o cadastro novamente, pois há condições de recuperá-la novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *