Marcado para esta quarta-feira, 20, na Avenida Tocantins em Taquaralto, o desfile cívico em homenagem ao aniversário da mais nova Capital brasileira terá a participação da rede estadual de ensino. Ao todo, 1,1 mil alunos de
sete Escolas e Colégios Estaduais participarão do momento que marca os 26 anos de Palmas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a rede estadual de ensino participará do desfile com a Escola Estadual Vila União, com 100 estudantes; a Escola Estadual Liberdade, também com 100 estudantes; o Colégio Estadual São José, com 150 participantes; o Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita mandará 150 alunos, enquanto o CEM Taquaralto e a Escola Estadual Maria dos Reis participarão com mais 100 estudantes cada, além dos 400 estudantes que desfilarão pelo Colégio da Polícia Militar (CPM).
A programação está prevista para começar às 17h, com a chegada dos batalhões e concentração para o desfile. Este deverá iniciar às 18h30 e terá uma hora e meia de duração. Além das escolas da rede estadual, o momento contará com a participação de estudantes das redes municipal e particular, além das apresentações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Marinha, Exército e Aeronáutica.
Para a diretora Regional de Educação de Palmas, Mara Bayer, a participação dos estudantes em momentos cívicos, como o desfile de aniversário da Capital, ou em homenagem á Independência do Brasil, é importante para despertar noções de patriotismo e civismo. “São eventos que a gente vê como uma grande importância, pois desperta questões de civismo, patriotismo e um resgate de valores entre os alunos”, completou.
Temática
Os povos indígenas tocantinenses são a temática do desfile de 26 anos de Palmas, como parte promocional dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados na Capital tocantinense, entre outubro e novembro deste ano.