Desde a finalização do período chuvoso deste ano e já preocupados com o período de estiagem, a Defesa Civil vem realizando reuniões desde o mês de março com prefeitos de 27 municípios para se prepararem para o período de estiagem.
A estiagem, enquanto desastre, de acordo com o Manual de desastres do Ministério da Integração Nacional (2007) relaciona-se com a queda intensificada das reservas hídricas de superfície e de subsuperfície e com as consequências dessa queda sobre o fluxo dos rios e sobre a produtividade agropecuária.
Em junho, técnicos da Defesa Civil junto a Agência Tocantinense de Saneamento, deram inicio às visitas técnicas realizando levantamentos “in loco” dos problemas daquela população ocasionados pela estiagem.
No ultimo dia 16, o Governador do estado, Marcelo Miranda e o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, se reuniram para discutirem a necessidade de decretar Situação de Emergência devido à estiagem prolongada depois de comprovar que a população rural está sofrendo pela falta de água, além do comprometimento da agricultura e pecuária. Apoio junto ao exercito também foi solicitado para realização da distribuição de água por meio de carro-pipa na região.