SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS, DISCUTE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM BRASÍLIA.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS, DISCUTE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO EM BRASÍLIA.

Soliney Naiva
Há 9 anos
658
Encontro reuniu secretários de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal.Foto: Ascom/Consed

Encontro reuniu secretários de Educação dos 26 Estados e do Distrito Federal.Foto: Ascom/Consed

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, participou de um encontro com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta terça-feira (14), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília-DF. A audiência reuniu os secretários dos 26 estados e Distrito Federal que compõem o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

O objetivo do encontro foi mobilizar gestores públicos para incluir o tema igualdade de oportunidades e valorização profissional em seus programas e apresentar informações sobre o processo de escolarização desenvolvido pelo MEC.

De acordo com Adão Francisco, os secretários discutiram as ações necessárias para que o Plano Nacional de Educação (PNE) possa ser implementado coletivamente nos estados e municípios levando em consideração as metas qualitativas e quantitativas.

“Após uma semana da posse, o ministro já nos recebeu e discutiu as principais demandas da educação em nosso País. Hoje assumimos o desafio de nos tornar agentes transformadores e, principalmente, promover mudanças valorizando os professores em todos os níveis de ensino”, destacou.

Para Janine Ribeiro, os estados e municípios têm hoje a oportunidade de criar um marco normativo, a partir de planos de educação que trabalhe respeitando as diferenças e priorizando a valorização profissional. “Temos que levar em consideração a revisão dos planos de carreira de modo a enfrentarem a incorporação de melhores rendimentos e indicadores de gestão”, reforçou.

As discussões também abordaram o processo de universalização da educação ocorrido no Brasil nos últimos 12 anos, citando como exemplo o ensino superior que ampliou a participação da população na faixa etária específica de 10% em 2003, para 20% em 2014. (Seduc)

Veja Também:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação ou equipe do Pontto Digital”.

0 0 votos
Classificação do artigo
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments