O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, participou na tarde desta terça-feira, 16, de uma reunião com a secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Maria Aparecida Gonçalves e a governadora em exercício, Cláudia Lelis. Durante o encontro, realizado no Palácio Araguaia, foi apresentada ao corpo técnico do Governo do Estado a proposta de implantação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Palmas. A estrutura reunirá, depois de construída, diversos órgãos de atendimento às mulheres vítimas de violência, de maneira segura e eficiente.
De acordo com o secretário, a ampliação do debate sobre o combate à violência contra mulheres deve ser estabelecida desde a base, no âmbito escolar. “Quanto antes nos dispusermos a discutir e conscientizar sobre essas questões, mais efetivas poderão ser as ações e as políticas públicas”, disse.
Na ocasião, a representante do governo federal destacou a implantação, em Palmas, da Casa da Mulher Brasileira. Segundo Maria Aparecida, depois de pronta, a Casa poderá receber mulheres de todo o Estado vítimas de violência. “Nós teremos em um único espaço, um local de acolhimento e de atendimento a essas mulheres. Teremos na mesma estrutura, entes do governo municipal, do governo estadual, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública que irão dar o devido atendimento às mulheres”, frisou.
A governadora em exercício, Cláudia Lelis, destacou a pactuação de todos os entes estaduais para o enfrentamento à violência contra as mulheres no Estado. Para ela, que é a primeira mulher eleita a assumir o maior cargo no Executivo estadual, a ação conjunta é a melhor forma de se combater as diversas facetas que a violência à mulher assume. “Vamos firmar um pacto envolvendo todas as secretarias no sentido de fortalecer ainda mais todas as políticas públicas de defesa da mulher tocantinense”, completou.
O pacto, conforme a governadora em exercício, será em forma de um termo de cooperação técnica, que deverá ser assinado por todos os entes participantes. Após a adesão oficial dos órgãos, o documento oficial para a inclusão do Tocantins no pacto federal será assinado, em julho, com a presença da ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.
Viva Mulher
Após a reunião oficial, as autoridades presentes participaram de uma vistoria aos dois ônibus do programa Viva Mulher, do Governo do Estado. Conforme a presidente da Secretaria de Defesa e Proteção Social, Gleide Braga, os veículos são fruto de uma ação de governo, iniciada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “A Ação Viva Mulher começou em março, como uma alusão a data. Os dois ônibus já estão em funcionamento, atendendo mulheres de todo o Estado. É a demonstração da descentralização da gestão, promovida pelo Governo do Estado”, finalizou.