Seduc desburocratiza processos e serviços em setor de apoio aos municípios.

Seduc desburocratiza processos e serviços em setor de apoio aos municípios.

Soliney Naiva
Há 9 anos
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Foto: Divulgação

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O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), João Emídio de Miranda, prefeito de Brasilândia, esteve na tarde desta quarta-feira, 24, em reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para conhecer o setor responsável pelo atendimento às demandas dos municípios. Na ocasião, o secretário Adão Francisco de Oliveira reforçou a necessidade de colocar um corpo técnico da Seduc para orientar os gestores municipais quanto a questões relacionadas ao setor educacional.

Atualmente, a Gerência de Apoio aos Municípios é responsável por articular e facilitar o acesso das gestões municipais a programas federais. De acordo com informações do setor, as principais demandas recebidas das prefeituras são para assessoramento técnico para a municipalização do ensino; apoio técnico para a elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação (PME), realização de formações de práticas pedagógicas da educação infantil; assessoramento quanto a captação de recursos, execução de convênios e cumprimento de prazos.

Para a gerente do setor, Andréa Maria Silva Costa, o trabalho desenvolvido pela Gerência é no sentido de desburocratizar os sistemas de suporte técnico junto aos municípios tocantinenses. “Muitas vezes, os gestores chegam aqui e ficam perdidos, sem saber qual setor procurar. Nosso trabalho é sintetizar e desburocratizar o andamento das coisas”, explicou.

A facilitação no acesso aos serviços da Seduc pelos municípios garante, segundo o secretário Adão Francisco, que as políticas públicas em Educação sejam mais efetivas na ponta, junto à população. “Estamos trabalhando para melhorar a prestação de serviço em educação no nosso Estado. Desta forma, nós cuidamos dos alunos da rede estadual de ensino, mas também cuidamos da municipalidade, que é de suma importância”, pontuou.

O presidente da ATM, João Emídio de Miranda, frisou que, com a desburocratização dos processos e dos serviços, o principal beneficiário é a população do Tocantins. “Nós prefeitos, quando vimos à Seduc para resolver qualquer demanda, vimos representando o povo. Assim, vejo esta prestação de serviço como algo fundamental e que demonstra cuidado com as pessoas”, completou.

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