Durante todo o mês de junho, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram junto à população dos municípios praianos do Estado, o projeto Praia Consciente. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e demais entidades relacionadas e teve como objetivo implantar ações de educação ambiental para garantir a preservação das praias tocantinenses e promover a sustentabilidade dos recursos naturais utilizados durante o período.
No período de implantação do projeto, conforme a Gerência de Educação Ambiental da Seduc, foram percorridos os municípios de Araguatins, Araguacema, Pedro Afonso, Tupirama e Tocantinópolis. Em todas as visitas, os técnicos capacitaram monitores que deverão desenvolver atividades de caráter preventivo junto aos moradores e turistas, com o intuito de evitar grandes danos ao meio ambiente.
“Foram capacitados 10 monitores eventuais que receberão uma bolsa/auxilio custeada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para desenvolver atividades de caráter preventivo, ostensivo e educativo nas praias catalogadas, com vistas a inibir e coibir práticas de crimes ambientais, bem como levar orientação aos turistas e usuários das praias”, disse a gerente de Educação Ambiental da Seduc, Roselice Silva.
Temporada de praia
Com o período de férias escolares no mês de julho e o período de estiagem e muito calor no Tocantins, cidades localizadas às margens de rios, principalmente o Tocantins e o Araguaia, e do lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado recebem milhares de turistas que acampam e aproveitam as belezas naturais da região. Entre cidades mais movimentadas e destinos mais tranquilos, pessoas do Tocantins e de fora do Estado procuram as praias de água doce para aproveitar o período considerado o verão tocantinense.