Por solicitação do deputado Clayton Cardoso (PSL), a Assembleia Legislativa se reuniu em sessão solene nesta quinta-feira, 23, em comemoração aos 13 anos de reconhecimento da Lei de Libras do Estado do Tocantins. Durante a sessão o instrutor de Libras da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Mendes Filho, foi homenageado e agradeceu em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
O evento contou com a participação de diversos representantes das entidades de pessoas com deficiência, professores de Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e representantes da Associação dos Surdos de Palmas e Araguaína. Em seu discurso, João Mendes Filho disse estar muito feliz com a homenagem. “Estou me sentido honrado. Este reconhecimento é muito importante para todos nós”, concluiu.
Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, defendeu a criação do curso de licenciatura em pedagogia bilíngue na Universidade Federal do Tocantins. “Nós vamos levantar essa demanda junto à UFT e, além disso, vamos garantir a formação de professores em Libras”, enfatizou.
De acordo com Adão Francisco, a solenidade também serviu como um instrumento de fortalecimento para a construção de uma maior inclusão da comunidade surda na sociedade. “Assumimos hoje o compromisso de realizar
medidas concretas para a comunidade surda do nosso Estado”, defendeu.
A gerente de Educação especial da Seduc, Paola Regina Martins , ressaltou a importância do evento e destacou a necessidade de se fortalecer políticas públicas de inclusão de pessoas surdas. “Hoje é um dia muito importante, mas também de reflexões e análise. Tivemos avanços na realidade da inclusão social dos surdos, porém muita coisa ainda deve ser feita. Temos certeza que a nova gestão vai fortalecer nossa luta e direcionar políticas públicas para essa área”, disse.
Inclusão
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece curso gratuito de capacitação em libras para professores, pais e familiares de surdos. Ao todo são ofertadas 75 vagas. Além disso, a seduc oferece atendimento educacional especializado em libras/língua portuguesa, aos alunos surdos, por meio das salas de recursos multifuncionais. Cerca de 400 alunos surdos da rede regular de ensino são beneficiados. (Ray Viana / Seduc)