Com o tema central “Alimentação Saudável”, iniciou nesta segunda-feira (27), a 4ª edição da mobilização da Semana Saúde na Escola 2015, que conta com ações de práticas corporais e atividades físicas em todo o País e objetiva mobilizar as escolas aderidas ao Programa Saúde na Escola (PSE) para realização de atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação. Os 139 municípios tocantinenses poderão participar da mobilização, não sendo necessária adesão.
De acordo com a técnica da área de Estratégia Saúde da Família e Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Juscinaide Alvino, só no Tocantins, são 994 escolas que fazem parte PSE, com o total de 223.584 estudantes em 133 municípios. “Será um momento para mobilizar e envolver a comunidade com ações de educação em saúde e fortalecimento da intersetorialidade”, afirma.
Este ano não está previsto repasse de incentivo financeiro. Para os municípios que aderiram ao programa, as ações realizadas durante a Semana Saúde na Escola 2015 serão contabilizadas para o alcance das metas pactuadas no Termo de Compromisso de 2014.
No Tocantins, a iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola é uma política entre os Ministérios da Saúde e da Educação na perspectiva da atenção integral à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e na construção de uma cultura de paz. (Luciana Barros/Núcleo Saúde)