Seminário de Enfermagem Obstétrica do Tocantins se inicia nesta terça.

Evento visa consolidar a assistência obstétrica no Estado, com a redução da mortalidade materno - infantil
Evento visa consolidar a assistência obstétrica no Estado, com a redução da mortalidade materno – infantil. Foto: Divulgação

Acontece nesta terça e quarta-feira, 26 e 27, o II Seminário de Enfermagem Obstétrica do Tocantins. A programação desta terça tem início às 8 horas no auditório da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e é aberta ao público em geral. Já na quarta, o evento acontece no auditório do Anexo I da Sesau com programação restrita aos profissionais que atuam na assistência ao parto e nascimento.

O evento é uma iniciativa do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR) em parceria com Ministério da Saúde e visa facilitar a reinserção de enfermeiros obstetras nas unidades de referência. A proposta é identificar as potencialidades e dificuldades do processo de trabalho, de forma a apoiar esses profissionais no fortalecimento da prática assistencial.

Duzentas vagas foram ofertadas e de acordo com a enfermeira obstetra Mayane Vilela, a procura foi satisfatória e as vagas estão praticamente preenchidas.  “O evento é produto de um treinamento que recebemos no Hospital Sofia Feldman, onde passamos 15 dias em atividades dentro da unidade e agora é o momento de mostrarmos o que mudou na nossa atuação a partir do que vivenciamos lá”, explicou a enfermeira.

Na edição do ano passado, duas enfermeiras também passaram 15 dias na Maternidade Sofia Feldman, em Minas Gerais. Após o intercâmbio, estas profissionais montaram um plano de ação que foi apresentado durante o seminário, iniciando a segunda fase do aprimoramento.

“O evento será importante para consolidar a assistência obstétrica no Estado, com a redução da mortalidade materno – infantil e a melhoria da assistência no parto  e nascimento. Este ano vamos apresentar o relato de experiência de um parto de uma enfermeira obstetra que foi assistido por outra enfermeira que fez o treinamento no Sofia Feldman.

Realizaremos também uma oficina específica para enfermeiros que trabalham na atenção ao parto. Tudo isso com a proposta de incentivar a atuação da enfermagem obstétrica”, explicou Mayane, acrescentando que o maior objetivo é debater a assistência obstétrica e avaliar como cada profissional poderá contribuir nesta área.

O seminário é resultado de uma parceria com o Hospital Sofia Feldman e conta com o apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstétricos, com financiamento do Ministério da Saúde (MS).

Sobre enfermagem obstétrica

A enfermagem obstétrica colabora com as ações de incentivo ao parto normal e no atendimento ao pré-natal. Neste atendimento, a enfermeira é responsável pela realização de ações educativas para as mulheres e suas famílias além de consulta de pré-natal à gestação de baixo risco, solicitação de exames de rotina, orienta tratamento conforme protocolo do serviço e coleta de exame citopatológico.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *